A Constituição brasileira de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 5° o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Contudo, tal conceito não tem se reverberado com ênfase, na prática, quando se observa a saúde mental dos idosos que sofrem psicologicamente. Isso ocorre por conta da falta de medidas governamentais e da carência de informações acerca da importância da garantia desse direito, logo é algo que precisa ser resolvido. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, deve-se constatar a débil ação do poder governamental, enquanto mantenedora da problemática na atualidade. Acerca disso o filósofo inglês Thomas Hobbes (Vírgula) em seu livro "Leviatã", configura a incumbência do Estado de proporcionar meios que auxiliem no progresso da coletividade. As autoridades, contudo não vão de encontro com a ideia de Hobbes, uma vez que não oferecem o devido apoio às pessoas com idade avançada (Melhore a construção dessa ideia). Como exemplo disso, pode-se citar a real situação dos asilos na atualidade, o qual não oferecem um acompanhamento psicológico e atividades recreativas que ajudem na adaptação e entretenimento. Assim os idosos se tornam invisíveis por parte do governo e sofrem psicologicamente, sofrendo de ansiedade e até depressão.
Ademais nota-se como a falta de informações acerca da importância da garantia do direito a saúde mental dos idosos se encontra na sociedade. Sob esse viés pode-se citar a perspectiva do pensamento da época da 2° guerra mundial, o qual milhares de judeus foram mortos. Aqueles que eram de idade mais avançada, já eram direcionados à câmera de gás diretamente, pois eram considerados inúteis para o trabalho. Esse pensamento ainda se encontra na cabeça das pessoas, a qual as quais consideram os idosos como ineficientes e não se preocupam sobre como anda o psicológico deles. Essa perspectiva prejudica os indivíduos de idade avançada que não são tratados com o devido respeito e cuidado. (Melhore a relação entre as ideias apresentadas)
(Boa estratégia coesiva) Conclui-se, portanto (Vírgula) a necessidade de combater tal impasse, causador de tantos problemas. Cabe ao poder governamental, instância máxima de poder, oferecer o devido cuidado psicológico para os idosos brasileiros. (Truncamento) Por meio de um projeto que ofereça psicólogos para todos os asilos do Brasil e atividades recreativas, a fim deles se adaptarem melhor e exercitarem a mente. Paralelamente, cabe ao Ministério de Educação, responsável pela aprendizagem do país, juntamente com as escolas, promoverem a conscientização da população acerca da importância da saúde mental dos idosos. Mediante de palestras e campanhas, a fim de informar a população e conscientizar ela, dessa forma o direito 5° da Constituição brasileira será uma realidade. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |