Na obra “Eichmann em Jerusalém”, a escritora alemã Hannah Arendt cria o conceito de “Banalidade do mal”, o qual pode ser interpretado como a recusa do caráter humano em refletir acerca dos problemas sociais. De maneira análoga, percebe-se que há, no Brasil, um processo contínuo e arraigado em negligenciar direitos fundamentais (Dê exemplos, visto que os governantes não se preocupam com a saúde da população idosa (Tendencioso. Cuidado). Dessa forma, urge que medidas sejam tomadas para amenizar a problemática, que é motivada não só pela negligência estatal, mas também pelo escopo sociocultural.
Diante desse cenário, é crucial destacar a ineficácia do governo como um dos fatores contribuintes para a problemática. Sob essa perspectiva, a Constituição Federal de 1988, em seu Artigo 3º, assegura o bem de todos. Entretanto, a garantia sobredita apresenta-se deturpada, visto que, no que tange às questões fundamentais dos idosos, o poder público não adota medidas para assegurar o direito à dignidade, já que é ausente de políticas que visem à acessibilidade e à inserção nas diferentes esferas. Nessa concepção, tal situação ocorre porque o objetivo principal do sistema governamental é a detenção do poder e não o bem comum, o que contribui para a exclusão social. Sendo assim, é inadmissível que, em pleno século XXI, ainda haja a negligência sobre a importância dos direitos dos idosos que, além de submeter a sociedade a condições desumanas, priva as pessoas do básico, a exemplo do direito à vida. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o escopo sociocultural é outra causa dessa adversidade. Conforme Friedrich Nietzsche, a desigualdade de direitos é a primeira condição para que haja direitos. Nesse contexto, os grupos mais vulneráveis socioeconomicamente sofrem por não terem acesso aos direitos à tutela adequada devido à histórica hierarquização da sociedade, o que leva não só a incorporação da discriminação nas políticas públicas e na própria família, mas também a falta de apoio durante a terceira idade. Por isso, é inaceitável a permanência da carga social com idosos sem uma abordagem humanizada, pois traz consequências graves, como o desrespeito à dignidade, à cidadania e o abandono, que podem comprometer a vida. (Reestruture)
(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade da promoção dos direitos da população idosa no Brasil. Posto isso, para mitigar a problemática, cabe ao governo federal, por meio do Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, a elaboração de políticas públicas que garantam não apenas a assistência básica na terceira idade, mas também a integralidade dos setores para a transição da atuação do idoso, a fim de tornar possível o desenvolvimento social adequado. Desse modo, espera-se construir uma sociedade mais justa e igualitária.
Comentários do corretor
Abordagem tangencial. Reestruture e explore as discussões respeitando o limite de 30 linhas. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 40 | Nível 1 - Apresenta o assunto, tangenciando o tema ou demonstra domínio precário do texto dissertativo-argumentativo, com traços constantes de outros tipos textuais. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 40 | Nível 1 - Apresenta informações, fatos e opiniões pouco relacionados ao tema ou incoerentes e sem defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 40 | Nível 1 - Apresenta proposta de intervenção vaga, precária ou relacionada apenas ao assunto. |
NOTA FINAL: 520 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |