Debate-se muito, correntemente, sobre a saúde mental dos idosos brasileiros, sendo uma pauta de extrema importância para o bem-estar dessa parcela da população e também para a saúde pública. A saúde mental impacta diretamente vários aspectos da vida, como a saúde física e, consequentemente, reduz a autonomia e independência, relacionamentos sociais, entre outros. (Melhore a contextualização do tema)
Dentre as várias razões para garantir a saúde mental dos idosos, destaca-se a prevenção de doenças, como a depressão e o Alzheimer, em que milhares dessa faixa etária são vítimas todos os anos. Muitas doenças podem ser evitadas com bem-estar psicológico, visando reduzir as internações e, assim, minimizando os custos de saúde. Investir em saúde mental para os idosos pode garantir muitos benefícios, tanto para os próprios indivíduos quanto para a sociedade. (Reestruture a discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O filme "O diário de uma paixão" retrata o amor vivido por um casal, no qual a esposa sofre de Alzheimer e seu parceiro cuida e vive ao seu lado até o fim. O romance enfatiza o cuidado e carinho que deve-se (Partícula atrativa) ter com os idosos, que com o envelhecimento tornam-se cada vez mais dependentes e vulneráveis. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é de suma importância garantir o cuidado necessário que os idosos precisam, focando na saúde mental, especialmente. É fundamental investir e tomar medidas para que a terceira idade possa envelhecer com dignidade e qualidade de vida. Portanto, é crucial garantir a saúde mental dos idosos, visto que o bem-estar está relacionado diretamente com isto. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |