A senilidade é um período do desenvolvimento humano repleto de mudanças e perdas, tais como a perda periódica da visão e massa muscular. Devido a isso, é comum que as pessoas nesta fase passem por crises e se isolem do contato com as demais. Tudo isso leva à reflexão do que pode ser feito para que essas ações sejam mitigadas a fim de um melhor proveito deste momento da vida. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Diante do exposto, devem ser analisados alguns pontos cruciais, entre eles, (Sem vírgula) quem são as pessoas mais próximas como vizinhos, filhos e demais parentes. À medida que a idade avança, a pessoa idosa precisará de cuidados adicionais e provavelmente sentirá dificuldades com afazeres básicos como cozinhar. Por essa razão, convém que haja pessoas de confiança para auxiliá-los em tarefas domésticas, evitando potenciais acidentes. (Reestruture essa discussão. Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, é preciso também estar atento a como o idoso lida com as mudanças, uma vez que as limitações aumentam, há a possibilidade de se desenvolver baixa autoestima, crises de ansiedade, tristeza ou até mesmo depressão. Portanto, nota-se a necessidade em envolvê-los em atividades que os façam sentir bem como a prática diária de exercícios, engajamento em bons hábitos e consultas ao médico ou psicólogo sempre que preciso. (Abordagem tangencial)
(Boa estratégia coesiva) Em suma, foram analisadas questões que interferem na saúde mental do público da terceira idade, bem como o que fazer para garantir que eles vivam de forma plena. Para isso, é mister que eles sejam acompanhados por parentes ou pessoas próximas que os incentivem e cuidem deles, evitando as crises e o abandono. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |