A saúde mental é um aspecto crucial do bem-estar geral, especialmente entre a população idosa. No Brasil, o envelhecimento da população tem aumentado a importância de abordar e garantir a saúde mental dos ídosos. O país, que já conta com uma população significativa de pessoas acima de 60 anos, deve enfrentar os desafios associados à saúde mental nesta faixa etária para garantir uma qualidade de vida digna e ativa. (Formule a tese)
Manter a saúde mental dos ídosos é vital para promover a longevidade e a qualidade de vida. Problemas de saúde mental, como depressão, ansiedade e demência, são prevalentes entre os ídosos e podem ter impactos profundos em sua capacidade de viver de forma independente e com dignidade. A depressão, por exemplo, muitas vezes não é diagnosticada em ídosos, levando a um sofrimento silencioso que pode ser evitado com o devido cuidado. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Os ídosos enfrentam muitos desafios durante o seu envelhecimento. Muitos enfrentam a solidão, a perda de entes queridos, a redução da mobilidade e a sensação de inutilidade após a aposentadoria. Esses fatores podem contribuir para o desenvolvimento de problemas de saúde mental. Além disso, o estigma associado aos transtornos mentais pode dificultar a busca por ajuda. (Reestruture e explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Para garantir que os ídosos tenham um envelhecimento mais saúdavel, os órgãos públicos responsáveis, (Sem vírgula) devem capacitar os profissionais de saúde, especialmente aqueles que trabalham em cuidados primários, para identificar e tratar problemas de saúde mental dos ídosos. Desenvolver programas que promovam a integração social dos ídosos, como clubes de convivência, atividades recreativas e voluntariado. Oferecer apoio e recursos para famílias que cuidam de ídosos, com grupos de apoio e palestras. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |