Com o marco da Revolução Industrial, os trabalhadores passaram a ficar por mais tempo em seus empregos. Desta forma, sua disponibilidade para se engajar com questões sociais reduziu drasticamente. Tal quadro se agrava com o passar dos anos, visto que a tecnologia mantém grande parte da força de trabalho ativa por mais horas ao dia. Logo, mazelas como a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros são tratadas de forma superficial pela sociedade. Esse cenário é, portanto, um reflexo da apatia social, e tem raízes na falha educacional do país. (Muito bem. Formulou a tese)
Primordialmente, a indiferença quanto a temas relevantes à população é um fenômeno que se liga aos avanços tecnológicos. Acerca disso, o sociólogo Zygmunt Bauman conceitualiza a expressão "modernidade líquida", a qual retrata a atual condição de diversas sociedades, em que tudo se torna efêmero e raso. Da mesma forma ocorre no Brasil, uma vez que o baixo comprometimento tanto do povo quanto do governo em relação à saúde pública faz com que ela seja um constante obstáculo nacional. Portanto, é clara a falta de atenção referente aos idosos e à sua saúde mental.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, o padrão de educação vigente fracassa em formar cidadãos que demandem seus direitos garantidos por lei, tal qual o de ter um tratamento especializado de maneira digna. Nesse sentido, o educador Paulo Freire afirma que o modelo de ensino adotado no Brasil é "bancário", já que os professores, em geral, "depositam" conteúdos nos alunos, e não os fazem refletir sobre seus contextos (Melhore a apresentação dessa discussão). Ou seja, caso não haja uma mudança nos paradigmas atuais, a não garantia da saúde mental nos idosos brasileiros se perpetuará no corpo social.
(Boa estratégia coesiva) Perante tal panorama, torna-se essencial que o Ministério da Saúde promova campanhas nas diversas plataformas digitais com atores consagrados, a fim de gerar sensibilização na população sobre saúde mental. Além disso, é fundamental que o Ministério da Educação - órgão máximo no que diz respeito a questões educacionais no país - impulsione um novo currículo escolar, que inclua nas aulas debates sobre fatos sociais, adaptados à faixa etária dos alunos. Assim, o engajamento do povo se tornará uma realidade, não obtendo mais a presença de indiferença aos idosos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |