A Constituição Federal de 1988, norma de maior hierarquia do sistema jurídico brasileiro, assegura os direitos e o bem-estar da população. Entretanto, ao analisar a deficiência de medidas para a garantia da saúde mental da terceira idade, verifica-se que esse preceito é constatada na teoria e, (Sem vírgula) não na prática. Diante disso, é fundamental compreender as causas desse revés, dentre as quais: desigualdade social e negligência governamental. (Muito bem. Formulou a tese)
Em primeira análise, é importante ressaltar a desigualdade social como um fator que contribui para o impedimento da saúde mental dos idosos, visto que a falta de recursos impede a qualidade de vida, posteriormente causando problemas mentais (Melhore a apresentação dessa discussão). Sob a perspectiva do filósofo São Tomás de Aquino, todos os indivíduos são dignos com a mesma importância, contudo, isso não ocorre no Brasil. Nesse sentido, devido à priorização de classes sociais, excluindo grande parte da população inferiorizada. Deste modo, faz-se mister a reformulação dessa postura estatal imprescindível.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, a negligência governamental também pode ser apontada como promotor do problema. Segundo Ariano Suassuna, o território nacional está dividido em dois países distintos: os dos privilegiados e o dos despossuídos. Partindo desse pressuposto, percebe-se que a inferioridade social ocasionada pela negligência Estatal dificulta o acesso ao lazer, uma vez que os idosos brasileiros não têm acesso ao básico da saúde. Destarte, tudo isso retarda a resolução do empasse, já que a escassez de governantes comprometidos com o bem-estar da população agrava ainda mais a perpetuação do empecilho.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é essencial a atuação estatal e social para tais obstáculos serem superados. Assim, o Tribunal de Contas da União deve direcionar capital que, por intermédio do governo federal, será revertido em programas de acesso à cultura e lazer para idosos, mediante construção de espaços adequados e equipados, visando tornar acessível a qualidade de vida e a saúde mental. Dessa forma o preceito constitucional será consolidado no Brasil. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |