A Constituição Federal de 1988, documento jurídico mais importante do país, prevê em seu artigo 6°, o direito à saúde como inerente a todo cidadão brasileiro. Contanto tal prerrogativa não tem se reverbado com ênfase na prática quando se observa a importância de garantir a saúde mental dos idosos brasileiros, dificultando (Vírgula) deste modo, a universalização desse direito social tão importante. Diante dessa perspectiva, faz-se imperiosa a análise dos fatores que favorecem esse quadro. (Melhore a contextualização)
Diante disso deve-se ressaltar a ausência de medidas governamentais para garantir a saúde mental dos idosos brasileiros. Nesse sentido garantindo a saúde mental dos idosos, teremos menos surtos de crises de ansiedade e depressão pois para os anciãos este problema é altamente prejudiciais para a saúde, neles ocorrem também as tentativas de suicídio. (Truncamento) Pois,para um idoso uma única tentativa, pode ser fatal,por ser uma pessoa mais frágil,muitas das vezes já com doenças que podem agravar ainda mais a situação. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Deprende-se por tanto,a necessidade de se combater esses obstáculos. Para isso é imprescindível que os órgãos governamentais por meio do conselho nacional de saúde,crie campanhas de mobilização para que seja,conscientizado a importância da saúde mental dos idosos,afim de mostrar a importância e os riscos que as com as pessoas com essa idade estão expostas. Assim se consolidará uma sociedade de anciãos, onde o Estado desempenha corretamente seu " contrato social", tal como afirma john luck. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |