Na série, produzida pela Netflix (Vírgula) "faça chuva ou faça sol" revela uma história de uma senhora, cuja os filhos a abandonaram, (Sem vírgula) já idosa possuía sua limitações no qual colaborou para o desenvolvimento do seu câncer vindo a óbito (Melhore a construção de sentido). No tema "a importância de garantir a saúde mental dos idosos" é encontrada como obstáculos a negligência governamental e o individualismo que impossibilita a extinção desse revés. (Reestruture as discussões iniciais)
Em primeiro plano, nota-se o individualismo parental como propulsor desse tema. Promulgada em 1988 a Constituição Federal, no qual em seu artigo 299 consta que é dever da família cuidar e zelar pelo bem-estar do idoso(a) .No entanto,na prática é vista de forma oposto a lei tendo em vista que nem sempre os parentes do idoso se dispõem a cuidar ou contratar uma pessoa especializada no trabalho.Como consequência desse obstáculo o idoso(a) pode desenvolver doenças mentais como a mencionada anteriormente.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, como outra adversidade que ajudou para o nascimento dessa chaga, foi a negligência governamental. No ano de 2023, mês de junho foi noticiado pelo SE, jornal local de Sergipe, um caso de homicídio produzida pela filha da vítima, com mais tratos e espancamento.Mesmo sendo elaborado um artigo especificamente sobre os cuidados da pessoa idosa a uma persistência do oposto disso, juntamente com a falta de ação do poder público para combater essa oposição perpetuando o desafio. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto,para concluir esse revés da sociedade brasileira,o SNDPI (Secretaria Nacional dos Direitos Humanos da pessoa idosa) aja promovendo programas para auxiliar os parentes, e melhorar a saúde mental dos idosos. (Truncamento) Tendo como resultado o fim desse desafio da sociedade brasileira. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo, por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |