A população idosa brasileira representa um grupo social que requer atenção especial, haja vista a sua saúde mais fragilizada. Diante desse cenário, é fundamental discorrer sobre como o isolamento social e o etarismo prejudicam a saúde mental das pessoas com idade avançada. (Melhore a apresentação dessa discussão)
Em primeiro plano, o isolamento social é um fator determinante para a debilitação da saúde mental dos idosos. Nesse sentido, o Estatuto da Pessoa Idosa institui o dever da família de efetivar o direito à saúde, à dignidade, ao respeito, à convivência familiar, entre outros. No entanto, o abandono familiar representa uma grave ameaça à concretização desses direitos, uma vez que o consequente isolamento social contribui significativamente para quadros de depressão (Explore mais a discussão). Assim, é necessário meios para evitar a perpetuação desse revés a essa população vulnerável.
(Melhore a estratégia coesiva) No mais, o etarismo é outro elemento que afeta a plenitude mental. Sob essa ótica, o filósofo Pierre Bourdieu, em sua obra “O Poder Simbólico”, aborda como a “Violência Simbólica” legitima e naturaliza a imposição de valores sociais pela classe opressora, resultando na marginalização das minorias. Dessa forma, a estigmatização da pessoa idosa nas diversas instituições sociais representa um impasse na garantia da saúde mental dessas pessoas, visto que a discriminação social pode acarretar ansiedade e depressão. Com isso, pode-se observar que o etarismo é um verdadeiro percalço à saúde mental. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, urge que o Poder Público empreenda esforços no combate a essa problemática a fim de atenuá-la. Para isso, o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, mediante programa de proteção e promoção dos direitos da pessoa idosa, fiscalize e garanta os direitos garantidos no Estatuto da Pessoa Idosa, bem como forneça asilo e apoio psicológico aos que sofreram abandono familiar. A partir disso, será possível oferecer amparo aos que são vulneráveis devido à idade avançada. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 960 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |