A tecnologia tem auxiliado muito para o desenvolvimento da humanidade, e está cada vez mais presente durante o nosso dia a dia ajudando em melhorias de conhecimento e fornecendo maiores oportunidades. Motivados por acesso fácil não só adultos (Vírgula) mas também as crianças estão sempre vidradas nas telas, o que vem desencadeando a nomeada ansiedade, e logo a depressão. Afinal que nunca pegou o celular para ver alguma mensagem, visualizar um email e passou horas nas redes sociais? O uso excessivo e descontrolado do celular vem desencadeando cada vez mais ansiedade e depressão. (Melhore a contextualização do tema)
Nesta redação, discutirei o quanto o uso do celular apesar de aparentar ser inofensivo pode ser maléfico quando falamos em uso descontrolado. As crianças estão cada vez mais conectadas a aparelhos tecnológicos, a última pesquisa TIC Kids Online, do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil), mostra que em 2022, 92% da população com idade entre 9 e 17 anos eram usuários de internet, sendo o celular o dispositivo mais usado por crianças e adolescentes. É recomendável que crianças menores de 2 anos não tenham acesso a esses aparelhos, já crianças entre 3 e 5 anos devem ter o tempo limitado, é importante que sejam sempre monitoradas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) É fato que as telas podem sim causar insônia, já que a luz azul emitida pelas telas interfere na produção de melatonina, o hormônio do sono. Tem potencial para causar ansiedade, e desconcentração nas atividades simples do dia a dia, visto que o indivíduo se sente ansioso com a sensação de estar desinformado, ou ainda entediado. Outro problema desencadeado é a dificuldade em se socializar e o auto isolamento do individuo, quando se comunicam apenas por mensagens pode ser desenvolvida uma dificuldade para se expressar e se comunicar, o que no futuro pode dificultar muito a sua interação com outras pessoas e sua comunicação verbal. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Alertar os pais, conscientizar as crianças e manter um uso equilibrado das telas é de suma importância para garantir a saúde da nova geração. São necessárias novas mudanças de hábitos para quem sofre com essas consequências ou deseja evitá-las, como, (Sem vírgula) reduzir o tempo nas tela, ter no máximo 3 de tela, não ter contato com o ceular antes de dormir, entre outras. Para aqueles que se identificaram com as consequências devem procurar ajuda médica e psicológica.
Comentários do corretor
Explore as discussões de acordo com a estrutura do texto. Evite uma abordagem limitada. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |