Segundo, (Sem vírgula) a Constituição Federal de 1988, Art 27 é dever da família, da sociedade, assegurar os direitos básicos da criança e do adolescente, como à saúde, à segurança. No entanto, as obrigações mencionadas na Carta Magna não são colocadas em prática, visto que há o descaso familiar em controlar o tempo de uso de aparelhos tecnológicos usados pela criança. Assim, é necessário discutir o problema do aumento da ansiedade infantil por causa da tecnologia e suas possíveis causas (Vírgula) como a omissão da família e a influência das redes sociais. (Muito bem. Formulou a tese)
Diante desse cenário, um dos fatores desse impasse é a negligência familiar em gerenciar o tempo de exposição da criança a tecnologia. Nesse sentido, o Dr. Drauzio Varella afirma que o excesso de contato com aparelhos tecnológicos prejudica o sono dos meninos, que é muito importante para o seu desenvolvimento. Dessa forma, os responsáveis devem estabelecer um limite para acessar esses dispositivos, uma vez que esses mecanismos podem impactar o funcionamento do organismo da criança causando alterações no sono. Por conseguinte, devido a essa perturbação pode provocar o aparecimento da ansiedade e estresse. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Além disso, outra causa é a influência das redes sociais no desenvolvimento mental infantil. Nessa perspectiva, a Organização Mundial da Saúde realizou uma pesquisa em relação a saúde mental que definiu que o número de crianças com ansiedade duplicou em comparação com a última década. Desse modo, esse crescimento deve-se ao acesso desse grupo às redes sociais, nota-se que essas faixa etária disputam por atenção nessas plataformas, e são influenciadas a agir na velocidade das tendências (Melhore a construção dessa ideia). Por conta disso, quando não conseguem acompanhar os conteúdos (Vírgula) acabam ficando ansiosos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é evidente os impactos da tecnologia na saúde mental da parcela infantil. Para isso, a família- responsável pela formação do indivíduo- deve gerenciar o tempo de uso da tecnologia, por meio de regras, a fim de garantir a saúde mental dos mais novos. Além do mais, o Governo deve fiscalizar a mídia, a fim de diminuir o excesso de exposição de conteúdos ao grupo infantil. Enfim, assim será possível cumprir com os princípios constitucionais. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |