Segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), todo infante e jovem tem o direito de viver em um ambiente seguro, em que possa se desenvolver adequadamente. Todavia, a exposição à tecnologia desde cedo limita muitas ações fundamentais da infância, como a socialização e brincadeiras ao ar livre. Ao invés disso, as crianças ficam presas aos seus aparelhos tecnológicos e se sentem mais ansiosas, devido ao grande acesso a informações e hiper conectividade, o que atrapalha seu desenvolvimento.
Em primeiro lugar, é fundamental reconhecer que desde que a internet passou a ser amplamente acessada, a sociedade mudou. É o que diz o livro "Geração Superficial: o que a Internet está fazendo com os nossos cérebros", do jornalista Nicholas Carr, nele o autor argumenta que a tecnologia está diminuindo a capacidade de concentração e raciocínio das pessoas, já que as torna dependentes e incapazes de prestar atenção em outras coisas com baixo estímulo. Esse mesmo processo afeta as crianças, que têm suas habilidades cognitivas afetadas, já que os aparelhos tecnológicos limitam seu aprimoramento. Dessa forma, é crucial atentar-se ao desenvolvimento das crianças, lhes oferecendo atividades lúdicas e educativas.
(Boa estratégia coesiva) Não obstante, o ambiente criado pela rede mundial de computadores propicia o aumento da ansiedade, já que possui grande fluxo de informações e hiper conectividade. Tais fatores prejudicam as crianças, visto que seus cérebros se encontram em desenvolvimento, e não suportam ser expostos a alta gama de estímulos. Ademais, a luz azul emitida pelas telas desses aparelhos inibe a produção do hormônio melanina, essencial para um sono de qualidade. Dessa forma, as crianças ficam mais agitadas, sentindo a necessidade de estarem conectadas o tempo todo, o que pode ser caracterizado como ansiedade. Dito isto, é crucial restringir o uso indiscriminado da tecnologia, especialmente em fases delicadas como a infância e pré-adolescência. (Melhore a apresentação da discussão. Argumento pertinente)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, as novas tecnologias usadas em excesso prejudicam o desenvolvimento das crianças, já que limitam suas habilidades cognitivas e geram ansiedade. Portanto, é papel do Ministério das Comunicações, que também é responsável pelas mídias, alertar aos pais sobre esses riscos, para que eles controlem o tempo que suas crianças gastam em frente as telas. Ademais, a comunidade e a escola devem incentivar as crianças a largarem seus aparelhos e brincarem ao ar livre, já que tal atividade reduz o estresse e desenvolve habilidades motoras, cognitivas e sociais. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |