A tecnologia existente no contexto atual traz vários benefícios para a humanidade. É fato que equipamentos, como celulares e computadores, proporcionam entretenimento, maior produtividade no trabalho e estudos, entre outros pontos positivos. No entanto, percebe-se que o uso em excesso da tecnologia pelas crianças aumentou os casos de ansiedade nesse grupo. Logo, é necessário analisar as causas, impactos e formas de solucionar essa grave conjuntura.
Em primeira análise, é importante ressaltar que a forma como as crianças estão expostas aos aparelhos eletrônicos favorece o aumento da ansiedade. Nesse sentido, hábitos como o uso de celulares, computadores e televisões antes de dormir dificulta o sono das crianças, pois a luz azul presente nesses aparelhos afeta negativamente a melatonina, hormônio do sono, o que corrobora para quantidades insuficientes de horas dormidas. É evidente que isso levará a problemas na saúde mental como aumento da ansiedade, visto que quando não dormirmos o suficiente, o corpo não consegue eliminar substâncias tóxicas, as quais fazem mal ao cérebro como os radicais livres.
(Boa estratégia coesiva) Em segunda análise, segundo Émile Durkheim, sociólogo, quando há problemas na estrutura social é devido a anomalia, ou seja, ausência de instituições capazes de regular valores e normas. Nessa lógica, a família, instituição social, deve ser atuante para reduzir o impasse da ansiedade nas crianças, uma vez que esse grupo etário está sobre tutela familiar, ou seja, cabe aos pais controlar a maneira como elas se envolve com as tecnologias. Entretanto, observa-se que a família estar distante dos filhos ao deixá-los vulneráveis ao uso descontrolado de tecnologia, já que é comum as crianças usarem em excesso celulares, o que dificulta o relacionamento interpessoal e por conseguinte, a criança se isola das demais criando um ciclo vicioso de excesso de tecnologia e crescimento da ansiedade. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é fundamental que as instituições sociais atuem nessa realidade grave, não só a família, mas também o Ministério da Educação por meio das escolas incentivando a interação social e orientando aos pais como lidar com o comportamento dos filhos, a fim de controlar a crise de ansiedade no grupo infantil. (Parágrafo frasal. Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |