Ansiedade infantil e tecnologia, em pauta. - Banco de redações


Aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia

Enviada em: 20/06/2024

Status:

Corrigida
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Distúrbios mentais como ansiedade, depressão e insônia, principalmente nos jovens, estão se agravando cada vez mais, por estarem mais expostos e por sentirem necessidade de experiências novas. Como prova disso, apresenta-se a ideologia de Bauman, conhecida como "Modernidade líquida", a qual revela que a sociedade atual não está mais tolerando o padrão, atuando como um "fluído" e se modificando constantemente. Dentre os principais motivos para isso, destaca-se a influência das tecnologias, que mesmo tendo seu lado positivo, ainda prejudica o público infantojuvenil e a influência de redes socias e jogos.

Primeiramente, as tecnologias não devem ser vistas apenas com algo ruim, pois elas ainda são extensas áreas de conhecimento e lazer. No entanto, é perceptível que, na maioria da vezes, também é uma das principais fontes de desinformação e geradoras de problemas mentais, o que está ficando cada vez mais comum e prejudicial, causando o medo, em especial, nas crianças, por não saberem distinguir o real do falso e por não saberem lidar como os sentimentos, em sua maioria. (Explore mais a discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Percebe-se (Vírgula) também, a problemática da influência das redes e dos jogos virtuais, por prender a atenção dos seus principais usuários, que são os jovens. Logo, pressões impostas para, por exemplo, dar atenção e reagir à "stories" no Instagram ou passar de nível em um jogo para conseguir ganhar algo diferente, seja um gráfico novo, seja uma recompensa, são fatores que tendem a agravar a ansiedade, de modo a gerar uma dependência de tais práticas. (Truncamento) Causando assim, traumas psicológicos ou até gatilhos mentais, como consequência.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Em suma, é possível perceber a necessidade do cuidado com as tecnologias, por ela, muitas vezes, se mostrar prejudicial à saúde mental, em destaque, dos mais novos. Com isso, é preciso rever o tempo de uso na mesma, visto que esse tempo é proporcional aos danos mentais gerados por ela, ou seja, menos exposição, menos problemas. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 200 Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 160 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 120 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 200 Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 760 A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias.
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