Distúrbios mentais como ansiedade, depressão e insônia, principalmente nos jovens, estão se agravando cada vez mais, por estarem mais expostos e por sentirem necessidade de experiências novas. Como prova disso, apresenta-se a ideologia de Bauman, conhecida como "Modernidade líquida", a qual revela que a sociedade atual não está mais tolerando o padrão, atuando como um "fluído" e se modificando constantemente. Dentre os principais motivos para isso, destaca-se a influência das tecnologias, que mesmo tendo seu lado positivo, ainda prejudica o público infantojuvenil e a influência de redes socias e jogos.
Primeiramente, as tecnologias não devem ser vistas apenas com algo ruim, pois elas ainda são extensas áreas de conhecimento e lazer. No entanto, é perceptível que, na maioria da vezes, também é uma das principais fontes de desinformação e geradoras de problemas mentais, o que está ficando cada vez mais comum e prejudicial, causando o medo, em especial, nas crianças, por não saberem distinguir o real do falso e por não saberem lidar como os sentimentos, em sua maioria. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Percebe-se (Vírgula) também, a problemática da influência das redes e dos jogos virtuais, por prender a atenção dos seus principais usuários, que são os jovens. Logo, pressões impostas para, por exemplo, dar atenção e reagir à "stories" no Instagram ou passar de nível em um jogo para conseguir ganhar algo diferente, seja um gráfico novo, seja uma recompensa, são fatores que tendem a agravar a ansiedade, de modo a gerar uma dependência de tais práticas. (Truncamento) Causando assim, traumas psicológicos ou até gatilhos mentais, como consequência.
(Boa estratégia coesiva) Em suma, é possível perceber a necessidade do cuidado com as tecnologias, por ela, muitas vezes, se mostrar prejudicial à saúde mental, em destaque, dos mais novos. Com isso, é preciso rever o tempo de uso na mesma, visto que esse tempo é proporcional aos danos mentais gerados por ela, ou seja, menos exposição, menos problemas. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 200 | Nível 5 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 760 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |