Há tempos o Brasil vem discutindo a respeito do aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia. O filósofo alemão Immanuel Kant diz que o ser humano é aquilo que a educação faz dele. Nesse contexto, a tecnologia pode implantar ou aumentar a ansiedade nas crianças. Isso ocorre tanto por falta de atenção dos pais quanto pelo despreparo das escolas brasileiras. (Muito bem. Formulou a tese)
Muitas vezes há pais que estão atentos para os malefícios que a tecnologia pode trazer aos seus filhos, porém também há aqueles não atentos quanto a isso. Parafraseando Pitágoras, filósofo grego, educai as crianças e não será preciso tratar os adultos, pois saberão onde buscar a solução. Tendo isso em vista, uma má educação na base da infância só perpetua o problema para o futuro. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) A Constituição federal de 1988, no artigo 205, diz que a educação é direito de todos e deve ser ministrada pela família e pelos poderes públicos. Porém nem todas as escolas, principalmente as públicas fundamentais, desenvolvem aulas de educação socioemocional nas grades curriculares. Isso só ajuda o problema a ser perpetuar. (Reestruture essa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Diante disso, para que esse quadro melhore, o governo federal deve exigir a capacitação dos professores para lidar com essa magnitude e, ainda, fornecer essa capacitação mediante um projeto criado. Esse projeto, mediante o governo federal, pode fazer uma parceria com o YouTube e criar um documentário em forma de playlist onde psicólogos, professores e até pais falem e discutem sobre o tema do aumento da ansiedade nas crianças por causa da tecnologia. Essa playlist ainda pode ser anunciada em outras plataformas digitais como Instagram, o Facebook e a Twitter para que o número de alcance das pessoas seja maior, melhorando o futuro do país. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |