Seja como fonte de distração ou não, a tecnologia tornou-se item indispensável, logo, dificultando-se encontrar uma criança que não esteja conectada à ela, atualmente. Esse aumento, contudo, trouxe consigo, também, consequências ruins na vida delas. (Explore mais a discussão incial. Formule a tese)
Estudos comprovam como a exposição a uma grande quantidade de informações --- desde a hora que acordam até a hora de dormir --- tem afetado a saúde das crianças, levando à aparição de sintomas como falta de concentração, insônia e ansiedade, que, ademais, futuramente poderão estar refletidos no comportamento social delas (preferência por ficar em casa, em vez de participar de uma festa --- quando convidado(a), entre outros exemplos). (Abordagem limitada)
(Melhore a estratégia coesiva) Os pais, portanto, deveriam estimular o contato com outras formas de distração e esclarecer a importância de uma rotina saudável antes de dormir e durante as refeições --- diminuindo o uso comum de tecnologia até nesses momentos . É de suma relevância, também, que o governo elabore campanhas conscientizadoras para que mais pais possam reconhecer a importância de estipular horários para usar a internet/tecnologia. E, claro, é papel das escolas tratar sobre esse tema com seus respectivos alunos, visto que é um ambiente de formação. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões de modo mais produtivo, por meio de um projeto de texto. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |