A Organização Mundial da Saúde - OMS - afirma que a saúde não é apenas a ausência de doença, mas também o completo bem-estar físico, mental e social. Com isso, nota-se que o Brasil é um local doente, pois há um aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, uma vez que essa enfermidade afeta todos os aspectos defendidos pela agência. Nesse viés, são pontos-chave para a compreensão dessa temática tanto a mídia e sua manípulação como os responsáveis pelos menores cidadãos.
Primeiramente, as redes de comunicação são meios que visam ao lucro. Diante dessa perspectiva, a Escola de Frankfurd defende que a mídia oferece a cultura não como algo para o crescimento intelectual dos usuários, mas sim como algo para lhe trazer rentabilidade. Nesse sentido, nota-se a existência de plataformas como a do Tik Tok e a do Shorts do Youtube, em que são mostrados vídeos curtos para reter mais a atenção dos indíviduos, fazendo as crianças, principalmente, se viciarem na rápidez. Por consequinte, os pequenos brasileiros desenvolvem ansiedade, haja vista que torna um constume para eles a velocidade, e, como a vida não é instantânea como é mostrado nas telas, esses pequeninos acabam se frustrando e ficando doentes. Dessa maneira, é preciso remover as crianças desse tipo de ilusão, posto que está afetando sua saúde negativamente. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Segundamente, os responsáveis pelos menores não estão cumprindo seu papel adequadamente. Nesse âmbito, vale ressaltar que parcelas de cuidadores de crianças não são instruídos educacionalmente de como se deve tratar e monitorar uma criança, consequentemente, quando ela chora ou faz algum ato não esperado acabam não sabendo o que fazer. Diante desse cenário, é mais fácil dar uma tela para um criança se interter que realmente dar atenção a ela, por exemplo, brincando, conversando ou até mesmo a analisando. Com isso, acaba ocasionando a ansiedade e o vício à tecnologia à tais pequeninos, por inresponsabilidade dos próprios cuidadores em não estudarem para se tornarem bons responsáveis infanto-juvenis (Reestruture essa discussão). Desse modo, é imperioso que essa falha seja revertida para diminuir e não afetar mais com a ansiedade as crianças.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, medidas são necessárias para a amenização dessa chaga nefasta. Para isso, compete ao Ministério da Educação criar nas redes midiáticas propagandas e vídeos sobre como se deve criar uma criança e como a internet e seus vídeos curtos a afetam. Isso deve ser feito por meio da contratação de psicólogos e sociólogos especializados no comportamento infantil para falar sobre esse assunto. Tudo isso tem por objetivo diminuir a ansiedade nos pequeninos e capacitar os cuidadores em cuidar decentemente das crianças para que eles evitem dar telas às crianças. Assim, o Brasil e os pequenos brasileiros se desenvolverão melhor, e, nessa parte da saúde, o pais estará cumprindo o defendido pela OMS. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se do limite de 30 linhas. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
---|---|---|
Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 880 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |