O aprimoramento tecnológico entrou em ascensão no início do século XXI, mudando totalmente a forma de agir e comunicar do ser humano. Esse fato trouxe inúmeros benefícios, como por exemplo, a velocidade de receber informações pelos meios de comunicação. Porém, com a facilidade de adquirir novas tecnologias, como smartphones e tablets, e sem a conscientização de como usá-los, muitas crianças acabam passando tempo demais na frente das telas, consumindo informações, por vezes, irrelevantes. Com isso, muitas crianças acabam por desenvolverem ansiedade, prejudicando-as na vida em sociedade, fora do meio virtual. (Melhore a contextualização)
Primeiramente, no Brasil, o número de crianças ansiosas aumentou nos últimos anos, superando o de adultos. Segundo análise do jornal Folha a partir da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS) do SUS, a taxa de pacientes de 10 a 14 anos diagnosticados com o transtorno são de 125,8 a cada 100 mil, superando a dos adultos (112,5 a cada 100 mil). Esses números ligado à fácil disponibilidade de acesso as redes sociais pelas crianças são fortes indícios que a tecnologia atual está por trás desse aumento.
(Melhore a estratégia coesiva) O excesso de informações que as redes sociais proporcionam é prejudicial na infância, pois, é um período que molda as características do indivíduo. Ao ficar muito tempo no celular, a criança não aprende a socializar fora do meio virtual, o levando a ficar isolado na escola. Além disso, os jovens se inspiram na vida fantasiosa mostrada por influenciadores na internet e por terem uma realidade diferente, eles ficam deprimidos, desenvolvendo ansiedade e até mesmo depressão. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, os pais devem monitorar o tempo que seus filhos passam no celular, além de observar o que eles estão vendo. Além disso, os influenciadores, por meio das redes sociais, devem informar tanto os pais quanto os filhos sobre o uso consciente do celular, estimulando ao acesso de conteúdos educativos e incentivando-os a sair do celular e experimentar sair de casa e socializar, afim de que faça amizades. Com isso, o número de ansiedade cairá entre as crianças. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |