‘’Divertidamente 2’’ é uma das grandes apostas da Disney para o ano de 2024, pois o filme contará com uma personagem inédita: a ansiedade. Para além da ficção, tal angústia é um grande fator nas crianças da atualidade e vem crescendo juntamente com o aumento do acesso dos pequenos à tecnologia. Diante desse cenário, é necessário refletir sobre como a evolução tecnológica auxilia nesse processo e quais são as suas consequências.
Com efeito, ao analisar-se pelo prisma do novo modelo de vida adotado com a Quarta Revolução Industrial, é possível entender melhor o problema. Nesse sentido, destaca-se a teoria de Manuel Castells sobre o capitalismo informacional, no qual o pensador conclui que essa face capitalista e tecnológica é a nova responsável por determinar as relações sociais. Assim, a rapidez das máquinas telefônicas exige ações imediatas do público infantil, ocasionando estímulos negativos para o distúrbio ansioso. Por consequência, os menores se tornam viciados no uso da computação e intolerantes a ‘’lenta’’ realidade.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, em paralelo, a escravidão moderna é outro entrave no que tange à problemática. Isso ocorre porque, segundo o sociólogo Álvaro Vieira, o século XXI é marcado por um novo colonialismo: o tecnológico, que controla toda a sociedade. Sob essa ótica, um dos principais efeitos desse controle silencioso nos pequenos é o prejuízo cognitivo, no qual as crianças ficam à mercê da submissão às telas, enquanto suas mentes deveriam ser estimuladas de outra forma. Ao fim, esses futuros jovens não saberão lidar com frustrações ou quaisquer emoções negativas.
(Melhore a estratégia coesiva) Considerando o panorama vigente, urge a fundamentalidade de diligências políticas para mitigar o imbrólio. Portanto, o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) deve fomentar a diminuição do uso de celulares por crianças, por meio do incentivo a outras atividades e projetos infantis. A ação visa a promoção de uma melhor qualidade de vida para o futuro do país, utilizando-se também de palestras educacionais. Dessa forma, espera-se que, com essas medidas, a nova emoção de ‘’Divertidamente 2’’ não seja mais uma aflição para os futuros adultos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótima produção textual. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |