“Utopia”, obra do filósofo Thomas More, faz alusão a uma sociedade ideal e sem defeitos. No entanto, essa ideologia entra em contrariedade com a realidade contemporânea, quando se observa o aumento da ansiedade em crianças em decorrência do uso da tecnologia, provocando retração social dessas vítimas. Nesse viés, torna-se crucial analisar as causas desse revés, dentre as quais se destacam a esfera governamental e social.
Em primeira análise, a negligência governamental impulsiona o aumento da ansiedade na infância. Nessa perspectiva, a ausência de projetos estatais que priorizem a assistência às vítimas de transtornos mentais contribui para a reverberação desse cenário. Além disso, a falta de incentivos educacionais na propagação de outros meios de interação como livros e brincadeiras retroage o comportamento dessas crianças. De acordo com um estudo feito pela Universidade de British Columbia mostra que a exposição à luz azul dos dispositivos interrompe o ritmo circadiano do corpo, afetando a produção de hormônios do sono, o que pode levar a problemas de saúde mental. A partir dessa prerrogativa, é notável que a fase de desenvolvimento é impactada negativamente pelo uso da tecnologia, gerando depressão e ansiedade em crianças e adolescentes. Diante disso, faz-se necessária a reformulação dessa postura estatal com o intuito que esse cenário não continue a perdurar.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, é imperativo pontuar que o setor social proporciona esses transtornos pelo uso de tecnologia. Tendo em vista o cenário familiar que refletem o uso excessivo de aparelhos celulares, assim como no ambiente escolar, essas crianças não passam por estímulos ou orientações sobre os riscos do uso excessivo desses meios tecnológicos. Segundo o Sociólogo polonês Zygmunt Bauman, que descreve a modernidade líquida, sendo a amizade e as relações pessoas componentes frágeis e descartáveis pela falta de colaboração e interação social na era digital. Por conseguinte, a ausência de interação social entre as pessoas gerado pela substituição pelo aparelho celular tem corroborado para o sentimento de não-pertencimento escolar. Com efeito, essa criança fica à margem das relações sociais pela prevalência da falta de apoio. Logo, é inadmissível que esse quadro perpetue durante o século XXI.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, dadas as questões anteriormente problematizadas, são necessárias medidas para combater o aumento de ansiedade de criança na era tecnológica. Por sua vez, o Estado – principal promotor de regularidade social - deve promover orientação e a discussão desse tema nas instituições educacionais com vigor, tendo como objetivo oferecer colaboração social para as vítimas de transtornos psicológicos. Por fim, cabe às organizações não-governamentais e âmbitos midiáticos – instrumento de ampla abertura - a fiscalização destas políticas e a realização de medidas que as auxiliem, por intermédio de campanhas e publicidade. Assim, a partir dessas medidas as crianças possam vivenciar a infância de forma saudável, como é retrata na obra “utopia”. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Lembre-se que há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |