O filósofo Raimundo de Teixeira Mendes, em 1889, adaptou o lema ''Ordem e Progresso ", não só para a Bandeira Nacional, mas também para a nação que, na atualidade, enfrenta empecilhos para o seu desenvolvimento. Infelizmente, dentre eles, o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia, (Sem vírgula) representa uma antítese à máxima do símbolo pátrio, uma vez que tal postura resulta no retrocesso do desenvolvimento social. Isso ocorre devido ao descaso governamental e à negligência social. (Muito bem. Formulou a tese)
Em uma primeira análise, deve-se ressaltar que a omissão estatal é um fator preponderante para a ocorrência dessa problemática. Nesse sentido, de acordo com John Locke, “as leis fizeram-se para os homens e não para as leis”. No entanto, a inércia do governo direcionada ao impacto negativo que o uso excessivo de dispositivos eletrônicos têm na saúde das crianças não cumpre com o previsto na Carta Magna, visto que ainda são escassos os investimentos em políticas públicas que visam promover o uso adequado de celulares, tablets, computadores, entre outras tecnologias, por crianças. Em decorrência dessa negligência estatal, as crianças que usam exageradamente dispositivos eletrônicos acabam se tornando um grupo suscetível a ser afetado por alterações no ritmo circadiano do corpo e hormônios, o que pode ocasionar problemas de saúde mental como, ansiedade, depressão e insônia.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, é válido destacar o descaso social como fator que corrobora o aumento da ansiedade em crianças por causa da tecnologia. Segundo, (Sem vírgula) o pensamento do professor israelense Yuval Harari, o qual, na obra “21 Lições para o Século XXI”, afirma que grande parte dos indivíduos não é capaz de perceber os reais problemas do mundo, o que favorece a adoção de uma postura passiva. Nessa perspectiva, a indiferença da sociedade diante da importância das atividades e brincadeiras para desenvolvimento infantil e a normalização das crianças utilizarem dispositivos eletrônicos por longos períodos de tempo ou antes de dormir, silencia a temática na conjuntura social, o que compromete a saúde mental das crianças. Por conseguinte, a prática de atividades cognitivas e psicomotoras na infância, ao ser substituída pelo contato exagerado com as telas, pode acarretar em problemas no desenvolvimento das habilidades da criança, dificuldades para a aprendizagem, além de afetar a interação social.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que esta situação seja dissolvida. Para isso, o governo, deve prover a criação de políticas públicas que orientem os pais ou responsáveis a supervisionarem o uso de dispositivos tecnológicos por suas crianças. Paralelamente, o Ministério das Comunicações, por meio de incentivos financeiros, precisa combater a normalização do uso excessivo de aparelhos tecnológicos pelas crianças, promovendo campanhas de conscientização acerca da importância das atividades interativas para desenvolvimento infantil. Tais medidas terão a finalidade de diminuir a ansiedade nas crianças. (Proposta completa)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 920 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |