Nos dias atuais, os aparelhos eletrônicos (Vírgula) tais como celulares, computadores e tablets são parte integral de nossa vida, pois exercem funções essenciais, podendo ser utilizadas para comunicação, como ferramenta de trabalho divulgação de informações, entretenimento e, também, para jogos infantis interativos que ajudam a desenvolver memória e raciocínio lógico. (Parágrafo frasal)
Contudo, mesmo que algumas das funcionalidades sejam direcionadas para o público infantil, devem-se haver cuidados por parte dos responsáveis a respeito a quantidade de horas que a criança é exposta a aparelhos eletrônicos, pois estes aparelhos podem (Vírgula) por meios físicos, como a luz azul e a sedentarismo que vem acompanhados com o uso excessivo de aparelhos eletrônicos, ou psicológicos, como no amplo acesso à informação e super estímulo , ser altamente prejudicial a mente humana, especialmente para aquelas em fase de desenvolvimento. (Parágrafo frasal)
(Melhore a contextualização) Já foi, à muitos anos, comprovada cientificamente as adversidades que a gigantesca quantidade de estímulos produzidos pela internet pode causar, sendo os principais nomes distúrbios como depressão e ansiedade. Portanto para o melhor desenvolvimento das crianças os pais devem estar comprometidos a limitar o uso de aparelhos eletrônicos pelas crianças ao máximo, sendo o uso diário recomendado: 1 horas para crianças de 2 a 5 anos, 2 horas para crianças de 6 a 10 anos e, para maiores, uso de no máximo 3 horas. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a contextualização do tema) Também vale ressaltar que não apenas o controle do uso é importante. Junto a isso é essencial estimular o desenvolvimento e o crescimento das crianças por meio de jogos e brincadeiras e convivência com outras pessoas, para dessa forma tornar ansiedade e depressão cada vez mais escassos. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser reestruturadas e exploradas de modo mais produtivo. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 120 | Nível 3 - Demonstra domínio mediano da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com alguns desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 640 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |