O avanço tecnológico trouxe inúmeros benefícios, mas também desafios significativos, especialmente no que tange à saúde mental das crianças. A crescente exposição a dispositivos eletrônicos, redes sociais e jogos digitais tem sido associada a um aumento nos níveis de ansiedade infantil. Esse fenômeno preocupa especialistas, pais e educadores. (Formule a tese)
Primeiramente, a utilização excessiva de dispositivos eletrônicos pode diminuir o tempo dedicado a atividades físicas e interações sociais, essenciais para um desenvolvimento saudável. Estudos apontam que a falta de exercício e menor interação face a face aumentam o risco de ansiedade e depressão. Além disso, a exposição constante a conteúdos digitais pode manter as crianças em um estado de alerta contínuo, prejudicando o sono e elevando o estresse. (Delimite e explore mais as discussões)
(Melhore a estratégia coesiva) A pressão das redes sociais é outro fator importante. Crianças e adolescentes, em pleno desenvolvimento emocional, são expostos a comparações irreais e padrões de comportamento elevados. A busca por aprovação e a tentativa de se enquadrar em ideais muitas vezes inatingíveis podem distorcer a autoimagem e diminuir a autoestima, gerando ansiedade. O cyberbullying, exacerbado pelo uso das tecnologias, é um fator adicional que contribui significativamente para o aumento da ansiedade infantil. (Melhore a apresentação da discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) O ambiente escolar, onde as crianças passam grande parte do tempo, também é impactado pela tecnologia. Embora possa enriquecer a educação, o uso descontrolado de ferramentas digitais pode sobrecarregar a mente das crianças, dificultando a concentração e aumentando o estresse. A pressão por desempenho acadêmico, intensificada por plataformas de monitoramento, agrava ainda mais essa situação. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Delimite e explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 120 | Nível 3 - Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |