A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 21/05/2024

Status:

Corrigida
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O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a realidade, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que a prática persistente do bullying nas escolas do Brasil compromete a harmonia social. Diante disso, têm-se um problema fomentado pela maldade humana e que gera consequentemente danos psicológicos aos alunos. (Muito bem. Formulou a tese)
 
Diante desse cenário, a persistência do bullying no ambiente escolar  evidencia a maldade humana como uma das causas do problema. Nesse viés, Hannah Arendt desenvolveu o conceito conhecido como Banalidade do Mal, segundo o qual as atitudes cruéis costumam se normalizar e se tornar banais. Nesse sentido, o bullying se relaciona ao problema denunciado pela filósofa, já que tal prática se mostra comum entre os jovens brasileiros nas escolas. Isso pode ser exemplificado na novela "Carrossel", onde os personagens Laura e Jaime são perturbados por conta de seus pesos e o personagem Cirilo pela sua etnia. Posto isso, é inaceitável que  a situação perdure na corporação brasileira, caso contrário combater a insistência da perseguição aos estudantes será um desafio ainda maior.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, destaca-se como consequência do revés os males psicológicos. Sob essa perspectiva, na novela "Chiquititas", em um episódio, a personagem Patrícia, conhecida como Pata, se sente incomodada com seu cabelo, que é crespo, pois a maioria de suas amigas possuem cabelo liso, então, ela decide passar um alisante de cabelo caseiro e acaba passando mal. Nesse contexto, essa cena mostra que a intimidação sistemática pode fazer com que uma pessoa se sinta infeliz com si mesma e resultar em prejuízos na saúde mental, como baixa autoestima, e na saúde física, como no caso da Pata. Logo, percebe-se que a manutenção desse impasse configura um grande perigo aos educandos brasileiros e, por isso, deve ser modificado em todo território nacional.
 
​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Infere-se, portanto, a necessidade de confrontar as adversidades enfrentadas pelos acadêmicos do Brasil causadas pela crueldade, gerando mazelas emocionais aos alunos da nação. Para isso, é necessário que o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, promova campanhas de conscientização e invista no acompanhamento de profissionais de saúde mental nas instituições de ensino, por meio da mídia, palestra nas escolas e o aumento da verba para manutenção do acompanhamento desses especialistas. Tal atividade possui o intuito de conscientizar e amparar os estudantes do país. Desse modo, espera-se uma sociedade não perfeita como a de "Utopia", porém mais justa e igualitária. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Ótimas discussões. No entanto, as ideias precisam ser delimitadas e mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200