A intimidação sistemática sofrida por crianças e adolescentes nas escolas, bem conhecida pelo nome de bullyng, é um tema muito abordado em diferentes esferas da atualidade social. Porém, seja pela banalização da conduta, seja pelo culto à violência frequentemente presente nas redes sociais, ditas condutas ainda persistem nas escolas do Brasil, situação que acarreta consequências que podem ser devastadoras e irreversíveis para as vítimas. Portanto, é urgente pôr em prática uma política de zero tolerância na aplicação de punições (Melhore a progressão de ideias) ademais de campanhas de educação, com o intuito de parar o avanço desse flagelo para o ser humano. (Melhore a apresentação das discussões iniciais)
Por um lado, a exibição frequente de cenas de intimidação nas redes sociais, reflexo da valoração do herói forte que mostra seus atributos por médio da violência exercida sobre os outros, pode constituir um convite para muitas crianças e adolescentes repetirem tais ações, na busca da aprovação e do prestigio social. Desta forma, se abre o caminho para correntes nefastas de atos violentos entre esses jovens. (A discussão precisa ser mais explorada)
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a ideia de que a pratica do bullyng só traz um benefício para a criança ou o adolescente: o fortalecimento do caráter e da capacidade de reagir, qualidades muito úteis na vida adulta, deixa de lado o sofrimento psicológico com sequelas negativas muito maiores do que o mencionado suposto benefício. Sendo assim, a magnitude do problema da intimidação sistemática é minimizada possibilitando a persistência do mesmo.
(Melhore a estratégia coesiva) Ante uma sociedade omissa diante dos atos de intimidação e violência entre jovens é necessário, não só falar do assunto, além disso é indispensável a implementação de políticas de tolerância zero na aplicação das punições previstas na lei. Paralelamente, é necessário orquestrar uma campanha de conscientização e educação que envolva todo o sistema educacional brasileiro (professores, gestores, transportistas, pais, alunos, etc.) (Truncamento) Assim como os médios de comunicação para a divulgação de mensagens contra o bullyng. Só dessa forma poderemos pensar em deter as ações de intimidação e violência nas escolas do Brasil. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais explorada. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |