O bullying é uma prática sistemática que ainda hoje afeta muitos estudantes brasileiros. Traduz-se em atos reiterados de violência física ou psicológica praticados no âmbito escolar, que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e adolescentes. O combate ao bullying perpassa pela identificação de suas origens e consequências, do perfil dos alunos que costumam sofrer esse abuso e das medidas que podem diminuir ou eliminar o problema. (Formule a tese)
Ambientes sociais e familiares instáveis podem provocar uma série de traumas e frustrações em crianças e adolescentes. Desejos e impulsos reprimidos muitas vezes se manifestam dentro da escola através do bullying, ou seja, da segregação e do assédio a determinados grupos ou indivíduos. Trata-se de um reflexo da realidade social brasileira, extremamente desigual, preconceituosa e violenta. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Estudantes com deficiência, com dificuldade de socialização, pretos e pardos, com problemas de obesidade ou que apresentem condição socioeconômica desfavorável são alguns dos perfis que mais sofrem abusos (Apresente dados). O bullying acentua sua vulnerabilização e compromete seu desenvolvimento psicossocial. Como consequência, na fase adulta, muitos são acometidos por distúrbios como depressão, estresse pós-traumático e transtornos obssessivos compulsivos, que podem inclusive levar ao suicídio.
(Melhore a estratégia coesiva) A primeira medida para evitar o bullying é reconhecer a dimensão do problema. Não se pode negligenciar seu impacto e nocividade ao desenvolvimento dos estudantes brasileiros. Além disso, deve-se promover programas regulares de reeducação e conscientização, bem como implementar políticas públicas e ações afirmativas de inclusão social e respeito às diferenças. (Não compreende a estrutura do texto)
(Boa estratégia coesiva) Desta forma, o bullying é um tema sensível e que deve ser tratado como tal. É imperioso proceder à análise detida de suas origens e consequências, na qual o perfil dos alunos que mais sofrem com esse mal e quais medidas podem mitigá-lo. A definição de programas escolares de conscientização e reeducação, que valorizem as diferenças e a integração dos estudantes, é uma alternativa para se evitar os assédios. A educação é a base do desenvolvimento nacional e somente através dela será possível promover uma sociedade mais inclusiva e equitativa. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, mas precisam ser exploradas com mais clareza e produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |