Manu.T- A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 20/05/2024

Status:

Corrigida
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A violência, no Brasil, existe desde os tempos coloniais, em que os senhores de engenho desacatavam seus ditos escravos não só verbalmente, mas também física e culturalmente. Nesse sentido, o bullying é exatamente isso, um desrespeito com o outro, ou seja, o país verde-amarelo foi construido pautado em um ideologia de falta de respeito com o próximo. Logo, são pontos-chave importântes na prática persistente do bullying nas escolas (Melhore a coesão)tanto a mídia propagando tais atos como o apatia governamental com esse tipo de assunto.

Primeiramente, a indústria midiática normaliza cenas de desrepeito com os alheios. A exemplo disso, nos populares filmes da Marvel, a personagem Hulk sofre bullying constante de seus colegas super-heróis que nunca são reeprimidos por esse tipo de ato. Diante desse perspectiva, fica nítido que o fato das crianças e adolescentes estarem desrespeitando seus colegas de escola é por influência dos seus próprios herois da mídia, já que se acham valentes e populares ao seguí-los - normalmente as próprias personagens demonstram essa pose corajosa (Melhore a apresentação dessa discussão). Dessa maneira, urge a necessidade de domonstrar ao público desse tipo de arte que tal forma de expressão não é a correta de ser seguida.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Segundamente, o governo negligencia sua compromisso de administrar pautas sobre o desrespeito nas escolas. Somado a essa visão, o sociólogo Emilli Durkin defende que, no momento que há uma falta de regularização das interações sociais, acontece casos de anomia social - perpetuação de ações desviantes -, como o bullying . Nesse viés, como os políticos, constantemente, são indivíduos que não sofreram bullying acabam não compreendendo a dor do oprimido e não se importando tanto com esse tipo de assunto, o deixando invisível (Apresente essa ideia com clareza). Consequentemente, esse tipo de ação violenta se torna frequente nas instituições escolares, posto que não há medidas de uma verdadeira punição e reeducação aos infratores. Desse modo, a falta de apatia política torna a situação ainda pior.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Portanto, operações são precisas para a amenização dessa chaga social nefasta. Para isso, compete ao Minstério da Educação criar, nas escolas, o debate sobre o bullying não só das instituições de educação, mas também o da mídia e sua influência velada e o quanto ele é ruim para a sociedade. Isso deve ser feito por meio da adição desse tipo de fala (Melhore a construção dessa proposta) no material das diciplinas de sociologia e filosofia. Tudo isso tem por objetivo tornar os políticos mais empaticos com essas pautas e o brasileiro menos desrespeito com os alheios, já que ao debater sobre o assunto irá notar que suas atitudes estão erradas. Assim, finalmente o povo do Brasil hodierno não aparentará tanta semelhança com os senhores de engenho.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver a discussão. Mantenha os aspectos positivos. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 160 Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 0 Demonstra desconhecimento da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
Competência 2 80 Desenvolve o tema recorrendo à cópia de trechos dos textos motivadores ou apresenta domínio insuficiente do texto dissertativo-argumentativo, não atendendo à estrutura com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 40 Articula as partes do texto de forma precária.
Competência 5 80 Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto.
Nota final 280 Apesar de alguns acertos, a redação apresenta falhas significativas que prejudicam a compreensão do texto. É preciso dedicar mais atenção à coesão e coerência, além de aprimorar a argumentação.
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