O bullying pode ser definido como o ato de violência, tanto física quanto psicológica, em que um indivíduo ou um grupo, (Sem vírgula) pratica contra uma ou mais pessoas. Muitos acabam não percebendo, mas este tipo de ato de violência é muito praticado nos dias atuais, principalmente em ambientes escolares, onde se encontram muitos alunos que acabam sendo vítimas injustiçadas. (Formule a tese)
Segundo pesquisas recentes do IBGE (Desenvolva a sigla), cerca de 40% das escolas entrevistadas no Brasil registraram casos de bullying, onde menores de 13 á 15 anos correspondem a 23,7% desses casos. Estes atos de violência geram ferimentos graves paras ás vítimas que, consequentemente, acabam sendo afetadas pelo resto da vida, gerando traumas incuráveis. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Recentemente, testemunhamos um caso onde um dos alunos da escola estadual, em Praia Grande (SP), morreu dois dias após ser agredido na escola, por dois colegas que praticavam bullying. Este trágico acidente que nos mostra a gravidade do problema, poderia ter sido evitado, mas devido á irresponsabilidade da escola e a falta de educação dos alunos envolvidos nesse incidente, mais um aluno se tornou uma vítima. (Explore de modo mais produtivo)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é de suma importância que, tanto as escolas quanto os responsáveis, fiquem em alerta com esse tipo de problema, dando aos alunos a devida atenção que eles merecem receber e estimulando os estudantes a informar sobre o problema. Além disso, seria bom que as escolas ensinassem aos estudantes a valorizar o combate ao bullying, mostrando-os a como isso pode ser combatido. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes ao tema, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |