É na escola que, normalmente, se tem os primeiros contatos sociais e demais formações necessárias para o convívio ético e moral na sociedade. As experiências vividas nesses estabelecimentos têm impacto muito relevante na vida dos alunos e um dos grandes desafios a serem enfrentados são os atos de violência, ou bullying, que ocorrem entre alunos. (Formule a tese)
Também chamado de intimidação sistemática, o bullying tem como principais vítimas os estudantes que possuem algum tipo de fragilidade, podendo ser física, psicológica ou financeira. Os atos de intimidação trazem consequências que podem atingir a vida adulta desses alunos, sendo assim podemos citar a ansiedade, o isolamento social, o rendimento acadêmico e o constante desejo de vingança.
(Melhore a estratégia coesiva) Adultos que já sofreram com bullying em sua vida escolar (Vírgula) e que não tiveram grandes problemas, entendem que isso é natural nessa fase da vida e chegam a encarar como parte da pedagogia fazendo com que as vítimas acabem aceitando e sofram em silêncio. (Parágrafo frasal)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para encarar esse desafio, as escolas precisam gerar dados sobre os casos a fim de facilitar estudos sobre o tema e, com os resultados, obter a melhor forma de abordar caso a caso. Outro caso é a necessidade de quebrar o paradigma de que bullying é uma forma de pedagogia entre os estudantes, tal tema deve ser conversado com os familiares para facilitar identificar possíveis vítimas e, por fim, as escolas precisam de apoio dos conselhos tutelares para que apoiem os alunos e familiares a fim de mitigar qualquer desavença que possa atrapalhar o estudante. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |