O caso do menino Carlos Gomes comoveu o Brasil, o garoto que foi morto vítima de bullying na escola, (Sem vírgula) acendeu mais uma vez o alerta para essa prática persistente no âmbito educacional. O lugar que têm como objetivo promover educação e conhecimento tem enfrentado um dos maiores desafios a serem superados. (Melhore a contextualização e formule a tese)
Sob esse viés, muitos alunos têm abandonado o ensino por serem vítimas de tais práticas, visto que diversas instituições não tem tomado medidas cabíveis, afirmando a ineficiência do sistema em casos como bullying. Consequentemente, as marcas causadas pela agressão vão muito além de marcas físicas, incluindo traumas psicológicos e emocionais, e no pior dos casos, causando morte, como foi o caso do jovem Carlos.
(Uso inadequado do operador argumentativo) Diante desse cenário (Vírgula) é importante buscar a raiz do problema, que em geral são consequências de uma formação moral, por parte dos agressores, deturpada, onde dentro do cenário familiar não são ensinados valores como respeito ao próximo, empatia e aceitação às diferenças.
Além do lar, imagem que representa acolhimento e segurança, a escola precisa ser, e garantir a proteção de cada estudante de forma a assegurar a tranquilidade dos pais por cada filho matriculado. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, a fim de garantir a segurança e o pleno acesso à escola de forma que nenhum aluno abandone o ensino, são necessárias medidas de conscientização por porte do governo, evidenciando as consequências causadas por tais atos criminosos, além da criação de diálogos entre pais e escola, bem como, (Sem vírgula) diálogo entre escola e aluno. Relembrando sempre aos familiares, de acordo com o ditado antigo que "educação vem de casa", para que outras famílias nunca mais passem pelo mesmo que a família do jovem Carlos passou. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
As discussões precisam ser exploradas de modo mais produtivo. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |