Em sua obra “Extraordinário”, o escritor estadunidense R. J. Palacio retrata a história de Auggie, um menino que nasceu com deformidades físicas, e após anos de estudo em casa decide frequentar uma escola comum. No entanto, o menino é vítima de bullying em função de sua aparência. De maneira similar à ficção, nas escolas brasileiras ocorre a prática de bullying persistentemente, que tem como causa alienação social e como consequência a distorção da autoimagem. (Muito bem. Formulou a tese)
De primeiro modo (Reveja a estratégia), faz-se necessário o reconhecimento do papel da alienação social nas práticas de bullying. O filósofo francês Jean Paul Sartre afirmou que o maior mal é aquele ao qual nos acostumamos. No contexto escolar, esse mal seria o bullying, muitas vezes compreendido como brincadeira de jovem por parte da sociedade. A interpretação errônea da violência moral leva a uma normalização dessa atitude, o que se consolida como um obstáculo para a reflexão justa acerca do fato, ou seja, aliena o corpo social e o induz a compartilhar de uma mesma perspectiva simplista, favorecendo a permanência dos atos.
(Boa estratégia coesiva) Posteriormente, a distorção da autoimagem afeta negativamente as vítimas do bullying dentro e fora do ambiente escolar. Conforme dito pela escritora Clarice Lispector, não basta apenas existir, é preciso também pertencer. Entretanto, o indivíduo que é julgado ou ofendido não é visto como pertencente aos demais grupos sociais, o que provoca uma distorção na maneira de enxergar a si mesmo. Após ser exposto apenas aos aspectos negativos sobre si, a pessoa tende a considerá-los mais relevantes que os demais, ao ponto de elevar a autocrítica de modo não-saudável. Além disso, pode ocorrer de a vítima perceber-se como indigna de amizades por sua suposta inferioridade, o que colabora com agravamento das consequências.
(Boa estratégia coesiva) Dado o exposto, a alienação social e a distorção da autoimagem se apresentam como par de causa e consequência no que se refere à prática de bullying nas escolas brasileiras. Portanto, cabe ao Ministério da Educação e Cultura, principal órgão responsável pelas questões escolares do Brasil, a divulgação de palestras aos alunos e capacitação aos profissionais das redes pública e privada, através da elaboração de projetos no início do ano letivo. A finalidade será a promoção do reconhecimento do que se configura como bullying para efeito preventivo. Somente assim, os acontecimentos vividos por Auggie poderão ser evitados no cotidiano estudantil brasileiro. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Ótimas discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 960 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |