[Sem título] - Banco de redações


A prática persistente do bullying nas escolas do Brasil

Enviada em: 03/05/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

O ambiente escolar deveria ser um lugar seguro, harmonioso e acolhedor, (Sem vírgula) a todos os seus membros. Entretanto, não é isso que se observa na realidade de algumas instituições de ensino. A violência exarcebada contra os discentes, praticadas por seus semelhantes, outros estudantes, acarreta em consequências futuras severas para a formação profissional, social e pessoal do indíviduo nessa situação. (Melhore a contextualização e formule a tese)

Primeiro, a principal ocorrência de violência nas escolas é a prática do bullying, termo inglês para definir a agressão física, verbal e psicológica práticada no ambiente escolar. A vítima normalmente é um estudante com alguma caracterísitca diferente que o torna um "alvo fácil" para o agressor. O peso, a aparência e a classe social podem ser um dos critérios utilizados pelo "valentão" na hora de escolher a vítima.

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Segundo, de acordo com a norma do artigo quinto da Lei Federal nº 8.069/1990 (Estatuto da Criança e do Adolescente), nenhuma criança deve sofrer qualquer forma de violência, punindo na lei qualquer atentado contra os direitos fundamentais dela. Diante disso, apesar da previsão de proteção na legislação, tal instrumento ainda é insuficiente para garantir um local de aprendizado seguro para os estudantes dentro das escolas. A vítima não consegue usufruir do direito de proteção e a instituição é incapaz de identificar previamente a prática do ato crueldade antes (Cuidado ao fazer essa afirmação), só tardiamente, quando já consumado. 

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Consequentemente, o estudante que sofre bullying precisa de auxílio de psicólogos para tratar de doenças mentais como a depressão e a ansiedade. Os traumas permanecem na vida adulta em virtude das ações sofridas na vida pregressa e impacta no desenvolvimento profissional e social do sujeito. Em casos mais drásticos, a dor é tamanha para suportar, a ajuda de profissionais da saúde é insuficiente ou ausente, e o individuo pode decidir ceifar a própria vida. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Por isso, é essencial que medidas sejam tomadas pelas instituições de ensino e autoridades de segurança pública. As escolas devem criar e estimular debates e seminários sobre o tema, com a ajuda de psicológos e especialistas na área de segurança escolar, afim de incutir a participaçao de todos os membros da instituição a discussão, a promoção de soluções e a sugestão de medias para reduzir ou eliminar as ocorrências de bullying. Enfim, tais medidas podem ser um início para proteger as crianças e os adolescentes que se tornarão os futuros profissionais do país. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Delimite e explore mais as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     800


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200