O aumento contínuo do bullying no ambiente escolar na sociedade brasileira é evidente. Isso deve ser freado, pois as maiores vítimas são as crianças e adole- centes. Corroboram com esse problema as diversas consequências que podem ser devastadoras e irreversíveis para a vítima e o aumento da vulnerabilidade emocional que pode levar a problemas psicológicos graves. (Formulou a tese)
É indubitável que a questão legislativa e sua aplicação estejam entre os fatores que atenuam o problema. Neste contexto, é importante enfatizar que, no dia 6 de no- vembro de 2016 foi sancionada no Brasil (Vírgula) pela presidenta Dilma a lei 13.185, que institue o programa de combate à intimida-ção sistemática. É válido analisar que o aumento dos casos de bullying inclui a falta de debates sobre o tema (Essa discussão precisam ser mais exploradas), o que contribui para consequências graves (Especifique-as) que poderiam serem evitadas com a educação preventiva e o apoio adequado para esses estudantes.
(Boa estratégia coesiva) Além disso, é cabível salientar que, se-gundo o filósofo inglês Thomas Hobbes, o homem é o lobo do homem. Ele afirma que o grande inimigo do ser humano são eles próprios, por serem naturalmente violen- tos. Desta forma, a sociedade se faz plena- mente responsável pela situação da atual problemática. (Truncamento) Pois os transtornos psicoló-gicos sofridos pela vítima afetam a convi-vência em sociedade, causando assim a dificuldade na convivência social. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Destarte, fica evidente a problemática do aumento contínuo do bullying no ambiente escolar no Brasil. (Truncamento)Tornando assim indubitável a importância do Governo Federal, mediante o Ministério da educa-ção. Ainda cabe à mídia promover campa- nhas publicitárias, debates em horários nobres, fomentando a conscientização sobre o bullying. Cabe também à escola o papel de educar os estudantes sobre o que o bullying pode causar e ter redes de apoios para as vítimas. (Truncamento) Afim de que, (Sem vírgula) esse problema de cunho social, seja cada vez menos recorrentes na sociedade brasileira. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as ideias ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |