Empreendedorismo feminino no Brasil: desafios e oportunidades - Banco de redações


Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 24/04/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Em um de seus artigos mais famosos da constituição de 1988, o artigo 5°, está escrito que todos são iguais perante a lei e sem distinção. Por outro lado, é do conhecimento de muitos os desafios enfrentados pelas mulheres diariamente, o que inclui sua carreira profissional. Pensando nesses desafios, mas também em suas oportunidades (Vírgula) é preciso refletir e buscar soluções para os obstáculos enfrentados pelas mulheres brasileiras e assim construir uma sociedade mais justa.

A agenda 2030 das Nações Unidas criou 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável entre os quais está a Igualdade de Gênero. Apoiar mulheres empreendedoras, promover a igualdade de gênero e criar perspectivas de crescimento econômico e inovação. Ao olharmos para o passado (Vírgula) as conquistas femininas são recentes e cresceram significativamente a partir da segunda metade do século XX, o que nos permite entender por que elas ainda enfrentam tantos desafios, pois ainda persiste o modelo de sociedade patriarcal e pensamentos machistas na atualidade. Entre esses desafios, estão a desvalorização das ideias das mulheres, maior dificuldade em conseguir investimentos e empréstimos, a pressão da sociedade para que elas cuidem da família e de seus negócios, o que se reflete em um outro dado, segundo o IBGE e o Sebrae, cerca de 40% das mulheres dedicam menos de 40 horas semanais aos seus negócios, pois precisam lidar com suas duplas jornadas. (Melhore a apresentação da discussão. Argumentos pertinentes)

​​​​​​(Melhore a estratégia coesiva) Durante a pandemia (Vírgula)a plataforma Linkedin, (Sem vírgula) mostrou um aumento de 41% de empreendimentos femininos, nesse período algumas famílias se viram sem renda e as mulheres buscando conciliar seus afazeres domésticos e trabalho enxergaram uma oportunidade. De acordo com pesquisa do Sebrae, é nesse contexto de necessidade que grande parte das mulheres iniciam um negócio. Oportunidades como alcançar independência financeira e cargos de gestão são muitas vezes possíveis apenas a essas mulheres. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Fica claro, portanto, que medidas necessitam ser tomadas para solucionar a problemática. Nesse sentido, é preciso que o Estado elabore um projeto para treinamento e qualificação das mulheres empreendedoras e auxilie na formação de redes de apoio com parcerias privadas, (Justaposição) é importante também o investimento em creches e escolas para que as mães consigam se dedicar aos seus empreendimentos, sabendo que suas famílias estão sendo assistidas. Ademais, a mídia institucional deve criar projetos de exaltação do trabalho feminino, por meio de campanhas televisivas e digitais com o intuito de desconstruir o sentimento de inferioridade que a sociedade e as próprias mulheres têm a seu respeito, para que, dessa maneira, seja possível reverter a cultura do machismo e desigualdade de gênero. Assim, a diversidade, inovação e desenvolvimento sustentável que estão ligados aos negócios femininos serão uma realidade brasileira.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite e 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200