Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino (sem título) I.B - Banco de redações


Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 24/04/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

Ao longo da história, é inegável que a figura feminina sempre foi vista como inferior, e que a mesma pertencia apenas a espaços domésticos. Contudo, percebe-se que a situação tem evoluído gradativamente, porém ainda necessitando de alguns ajustes. Os desafios e oportunidades encontrados no empreendedorismo feminino são, respectivamente, a dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional, e a criação de espaços de apoio para mães e gestantes.

Em primeiro lugar, é de conhecimento geral que mulheres são, muitas vezes, forçadas a escolher entre trabalhar ou cuidar da casa e ter filhos. Embora a maternidade seja considerada exaustiva, tal cansaço se torna ainda maior quando é necessário trabalhar fora de casa também. Tal polaridade fica evidente no filme nacional "Que Horas Ela Volta?", no qual a protagonista Val precisa deixar a filha aos cuidados do pai no Nordeste para poder trabalhar em São Paulo. A dificuldade em equilibrar a vida pessoal e profissional desestimula muitas outras mulheres a terem interesse tanto no empreendedorismo, quanto no trabalho em geral. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Entretanto, em combate a tal barreira, os espaços infantis e de amamentação em ambientes de trabalho têm se popularizado cada vez mais. Com o objetivo de trazer mais conforto para as funcionárias que são mães, estas adaptações abrem espaço para aquelas isentas de rede de apoio que não podem deixar seus filhos em casa. Desse modo, a questão da escolha forçada é amenizada em partes, ainda necessitando de algumas melhoras. (Reestuture)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Sob esse viés, é inegável que o ramo do empreendedorismo feminino está evoluindo, mas ainda carente de algumas melhorias. Pensando nisso, o Ministério do Trabalho, responsável por informar trabalhadores de seus direitos e deveres (Vírgula) deve, por meio dos veículos digitais, conscientizar o público feminino sobre benefícios do empreendedorismo e como investir nele. Com a finalidade de tornar o empreender feminino mais conhecido e interessante para mulheres, tal propaganda poderia finalmente impulsionar a participação de mulheres nesse mercado e, assim, reparar a história que vem se repetindo há tantos anos. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 120 Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200