O filósofo Thomas More, em sua obra "Utopia", apresenta uma sociedade perfeita, a qual é caracterizada pela ausência de mazelas sociais. No entanto, ao se analisar a realidade, vê-se uma oposição ao texto sobredito, já que os desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino comprometem a harmonia social. Diante disso, tem-se um problema fomentado não só pelo preconceito de gênero, mas também pela negligência governamental.
Em primeiro lugar, destaca-se o preconceito de gênero como uma das causas do problema. Nesse sentido, o economista Amartia Sen desenvolveu o conceito "Capacidade social", a partir do qual o indivíduo que não tem acesso a recursos básicos não é capaz de ser livre de forma plena. Sob esse viés, o preconceito de gênero e os estereótipos persistentes afetam negativamente as mulheres empreendedoras. Isso inclui a percepção de que certos setores, especialmente aqueles dominados por tecnologia e ciência, são "masculinos" e, portanto, menos adequados para mulheres. Posto isso, é inaceitável que esse preconceito perdure na corporação brasileira, caso contrário trará mais consequências prejudiciais, podendo limitar as oportunidades de negócios e afetar a confiança das mulheres empreendedoras. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, verifica-se a negligência governamental como mais uma das causas do revés. Sob essa perspectiva, de acordo com a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), todo cidadão possui direito à licença - maternidade e paternidade, mas muitas vezes não é suficiente para garantir o cuidado do bebê nos primeiros meses de vida. Além disso, a falta de acesso à licença - paternidade também pode dificultar a participação dos homens no cuidado dos filhos, o que sobrecarrega as mulheres e limita seu tempo disponível para o trabalho. Logo, medidas precisam ser tomadas para que essa sobrecarga sobre as mulheres seja aliviada e elas tenham o mesmo tempo que os homens para empreenderem e investirem em seu próprio negócio.
(Boa estratégia coesiva) Infere-se portanto, a necessidade de combater os problemas enfrentados pelo empreendedorismo feminino causados pelo preconceito de gênero e pela negligência governamental. Para isso, é necessário que o governo, o qual é responsável por regrar e organizar a sociedade, promova campanhas de conscientização sobre diversidade e a alteração na legislação no que se refere ao tempo de licença - paternidade, por meio da mídia e do Projeto de Lei Complementar, que seria feito na CLT (Consolidação das Leis do Trabalho). Tal atividade possui intuito de conscientizar a população a respeito do preconceito alavancando a igualdade de gênero no mundo dos negócios e aumentando o tempo da licença - paternidade, o que possibilitaria que os homens passassem mais tempo ajudando às mulheres (Vírgula) permitindo que elas dediquem mais horas ao trabalho (Reveja essa proposta). Desse modo, espera-se uma sociedade não perfeita como a de "Utopia", porém mais justa e igualitária.
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |