O empreendedorismo feminino enfrenta resistência do setor empresarial, amplamente controlado por homens. A sociedade contemporânea ainda não superou o preconceito e a discriminação por gênero, tornando ainda mais desafiador às empreendedoras o acesso a lihas de financiamento, investimentos e realização de parcerias. A ausência de "players"do sexo feminino, no enntanto, pode representar uma excelente oportunidade para o reaquecimento do mercado, expansão dos setores econômicos e promoção de políticas de inclusão.
Empreender no Brasil não é tarefa fácil. Além da alta carga tributária e da burocracia, a mulher empresária tem que superar barreiras invisíveis impostas por um mercado predominantemente masculino. Há uma percepção equivocada de que a mulher tem menos capacidade e preparo emocional para suportar a pressão do mundo corporativo. Essa mentalidade prejudica o acesso a financiamentos, investimentos e realização de parcerias, elementos essenciais para alavancar um modelo de negócio principalmente em seus estágios iniciais. As adversidades impedem a mulher de aumentar sua participação no setor empresarial, o que retroalimenta o sistema e mantém a hegemonia masculina. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Contudo, após lutas intensas dos movimentos feministas que asseguraram maior visibilidade às mulheres, a realidade começa a mudar. Percebe-se uma gradual valorização do papel feminino no cenário empresarial. A condução dos negócios se desenvolve de forma mais sustentável e com valorização das relaçvões interpessoais, dada a sensibilidade que lhes é inerente. Uma diferente visão mercadológica também beneficia a expansão da economia e o crescimento do Produto Interno Bruto - PIB. Linhas de financiamento e investimentos especificamente direcionados à mulher empreendedora, bem como a implementação de ações afirmativas, ajudam a reduzir as desigualdades.
(Melhore a estratégia coesiva) Sem dúvidas o cenário é desafiador. No entanto o empreendedorismo feminino tem demonstrado resiliência e adquirido relevância no cenário econômico. A inclusão pode beneficiar a expansão de diversos setores até então pouco explorados pelo universo masculino. É dever de todos a construção uma realidade mais plural, com menos preconceito e discriminação, assegurando às minorias, incluindo as mulheres, ampla participação social. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 800 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |