As mulheres nos últimos anos vêm ocupando cada vez mais espaços no mercado de trabalho, refletindo mudanças culturais no tecido social que reorganizam antigas relações e valores. No entanto, as desigualdades entre homens e mulheres ainda não foram totalmente superadas, reverberando nuances históricos nos ambientes de empreendedorismo contemporâneo. Diante dessa conjuntura, emerge a necessidade de examinar os principais obstáculos enfrentados pelas mulheres no que tange a criação e exploração de oportunidades mercadológicas.
Primeiramente, deve-se apontar as barreiras culturais que ecoam em normas e expectativas sociais sobre as mulheres. Atualmente ainda subsistem na sociedade vestígios culturais que perpetuam estereótipos, conferindo às mulheres atributos que subestimam suas capacidades intelectuais e habilidades. Esses estereótipos muitas vezes dificultam o acesso para as mulheres nas empresas e espaços de tomadas de decisão. Como consequências, elas perdem oportunidades de estabelecer conexões valiosas, encontrar e obter acesso a recursos importantes, como financiamento e conhecimento do mercado. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Concomitantemente a isto, a conciliação entre a demanda profissional e pessoal ainda é mais oneroso para as mulheres. Tradicionalmente, as mulheres são mais demandadas para atividades domesticas, cuidado com os filhos e pais já idosos. Essas obrigações adicionais frequentemente estabelecem um fardo significativo às mulheres, que querem ou já se encontram em atividades de gestão e negócios. Como desdobramento, muitas mulheres podem se sentir compelidas a fazer escolhas difíceis entre avançar em suas carreiras e dedicar tempo e energia adequados ao cuidado de suas famílias.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, vê-se que os estereótipos culturais latentes e a conciliação entre vida profissional e pessoal constituem-se obstáculos para as mulheres. Cabe às empresas a criação políticas e práticas que promovam a igualdade de gênero no local de trabalho, como licenças parentais equitativas, apoio à creche, horários flexíveis e opções de trabalho remoto, com a finalidade de promover um ambiente mais inclusivo e equitativo. Assim, haverá mais oportunidades para explorar as potencialidades das mulheres que muito tem a contribuir. (Apresente a proposta conforme ao tema: como solucionar as dificuldades do empreendedorismo feminino)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |