Empreender é um trabalho complexo que pode mudar a vida daquele que investe na área, permitindo maior independência financeira e geração de empregos. No tocante ao público feminino, o empreendedorismo tende a ser mais desafiador se comparado com o masculino. Isso leva a questionar quais as origens dessa desigualdade e como reverter tal cenário.
Nesse contexto, existem alguns fatores que contribuem para a disparidade entre homens e mulheres no mundo dos negócios. A desigualdade salarial é um agravante, tendo em vista que quanto menor o capital nas mãos de mulheres, diminuem-se as possibilidades de investimento. Além do mais, o público feminino também tem que lidar com a jornada dupla, ou seja, trabalhar e cuidar dos afazeres domésticos, o que causa sobrecarga de atividades e, consequentemente, maior cansaço físico e mental. (Explore de modo produtivo)
(Melhore a estratégia coesiva) Apesar das barreiras citadas, o empreendedorismo feminino tem crescido de forma exponencial nos últimos anos. Dados do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) apontam aumento de 30% em relação às mulheres que geram emprego em suas áreas de atuação. Isso se tornou possível a partir da criação de uma rede de apoio, investimentos e o rompimento com os estereótipos de gênero. (Explore mais a discussão)
(Boa estratégia coesiva) Em síntese, é notório que existem oportunidades para a atuação das mulheres para empreender e, da mesma forma, empecilhos a serem superados. Tal questão pode mudar por meio da desburocratização das negociações e a ênfase na desconstrução dos rótulos criados nas mulheres, dessa forma, será possível a equidade e, como resultado, a geração de empregos , a melhora da economia e qualidade de vida. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
As discussões são pertinentes, no entanto precisam ser mais exploradas. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 200 | Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 200 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema proposto, de forma consistente e organizada, configurando autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 200 | Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 200 | Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 1000 | Excelente trabalho! A redação está dentro dos padrões de excelência do ENEM, apresentando uma argumentação clara e bem fundamentada, além de uma linguagem adequada e rica em recursos. Parabéns pela conquista! |