O seriado "Self Made", da Netflix, narra a vida de Madam C. J. Walker: uma afroamericana que criou sua própria empresa de cosméticos e, enfrentando o preconceito de sua época, tornou-se a primeira mulher milionária dos Estados Unidos. O programa, baseado em fatos, demonstra, conjuntamente, a capacidade transformativa do empreendedorismo e os diversos obstáculos que uma mulher enfrenta para inserir-se efetivamente na área. Assim, percebendo a relevância da iniciativa feminina no âmbito empresarial, é válido discutir as oportunidades e os desafios que a circunda na atualidade. (Formule a tese com mais clareza)
Primordialmente, nota-se o quão vantajosa é, para toda a sociedade, a inovação desenvolvida por empreendedoras. Analisando a história, vê-se como diversos ramos de trabalho foram, descaradamente, dominados pelo sexo masculino. Entretando, é indiscutível que, quando incentivadas, as mulheres fizeram feitos admiráveis, como Hedy Lammar que, no século XX, inventou a comunicação sem fio. Assim, percebe-se como incluir esse grupo em todos os setores, especialmente no mundo dos negócios, é imprescindível. Isso, pois, significa a abertura do mercado para novas perspectivas e ideias. Além disso, mulheres à frente de empresas representam uma quebra de paradigmas, visto que essa é uma área tradicional e majoritariamente masculinizada. Dessa forma, oportunizar inovações femininas é fulcral. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Ademais, as empresárias, lastimosamente, enfrentam muitas dificuldades no desempenho de suas carreiras. À exemplo disso, existe uma grande pressão social que coloca, nas mulheres, a responsabilidade de dedicarem-se sozinhas aos afazeres domésticos e aos cuidados com os filhos, se os tiverem. De acordo com o jornal CNN, as mulheres gastam quase o dobro de horas semanais com essas tarefas do que homens. Isso, sem dúvidas, traz grandes prejuízos para aquelas que querem empreender, pois têm que enfrentar uma dupla jornada de trabalho e, por consequência, detêm de menos tempo para gerir seu(s) negócio(s). (Melhore a apresentação dessa discussão) Além disso, assim como afirma a pensadora Simone de Beauvoir em sua obra "O Segundo Sexo", existem papéis pré-definidos para o sexo feminino, e o de empreender não é um deles. Dessa forma, as empresárias são constantemente desincentivadas em seu ofício, concernindo às mulheres trabalharem somente em áreas "mais femininas".
(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso intervir para combater os desafios sobreditos e criar novas oportunidades para empreendedoras. Para tal, cabe às organizações privadas de apoio a empreendedores, como o Sebrae, incentivar a atuação feminina no ramo por meio de facilitações no acesso ao crédito. Além disso, é dever do Ministério da Mulher, junto com o da Educação, levar empreendedoras para realizarem palestras em escolas e universidades com o intuito de influenciar jovens e conscientizar, homens e mulheres, de que empreender também é uma atitude feminina. Desse modo, inquestionavelmente, mais mulheres seguirão o exemplo de Madam Walker e o empreendedorismo será uma área mais inclusiva. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 840 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 160 | Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 200 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Competência 3 | 160 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 160 | Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 840 | Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema. |