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Desafios e oportunidades no empreendedorismo feminino

Enviada em: 10/04/2024

Status:

Corrigida
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O seriado "Self Made", da Netflix, narra a vida de Madam C. J. Walker: uma afroamericana que criou sua própria empresa de cosméticos e, enfrentando o preconceito de sua época, tornou-se a primeira mulher milionária dos Estados Unidos. O programa, baseado em fatos, demonstra, conjuntamente, a capacidade transformativa do empreendedorismo e os diversos obstáculos que uma mulher enfrenta para inserir-se efetivamente na área. Assim, percebendo a relevância da iniciativa feminina no âmbito empresarial, é válido discutir as oportunidades e os desafios que a circunda na atualidade. (Formule a tese com mais clareza)

Primordialmente, nota-se o quão vantajosa é, para toda a sociedade, a inovação desenvolvida por empreendedoras. Analisando a história, vê-se como diversos ramos de trabalho foram, descaradamente, dominados pelo sexo masculino. Entretando, é indiscutível que, quando incentivadas, as mulheres fizeram feitos admiráveis, como Hedy Lammar que, no século XX, inventou a comunicação sem fio. Assim, percebe-se como incluir esse grupo em todos os setores, especialmente no mundo dos negócios, é imprescindível. Isso, pois, significa a abertura do mercado para novas perspectivas e ideias. Além disso, mulheres à frente de empresas representam uma quebra de paradigmas, visto que essa é uma área tradicional e majoritariamente masculinizada. Dessa forma, oportunizar inovações femininas é fulcral. (Melhore a apresentação da discussão)

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Ademais, as empresárias, lastimosamente, enfrentam muitas dificuldades no desempenho de suas carreiras. À exemplo disso, existe uma grande pressão social que coloca, nas mulheres, a responsabilidade de dedicarem-se sozinhas aos afazeres domésticos e aos cuidados com os filhos, se os tiverem. De acordo com o jornal CNN, as mulheres gastam quase o dobro de horas semanais com essas tarefas do que homens. Isso, sem dúvidas, traz grandes prejuízos para aquelas que querem empreender, pois têm que enfrentar uma dupla jornada de trabalho e, por consequência, detêm de menos tempo para gerir seu(s) negócio(s). (Melhore a apresentação dessa discussão) Além disso, assim como afirma a pensadora Simone de Beauvoir em sua obra "O Segundo Sexo", existem papéis pré-definidos para o sexo feminino, e o de empreender não é um deles. Dessa forma, as empresárias são constantemente desincentivadas em seu ofício, concernindo às mulheres trabalharem somente em áreas "mais femininas".

​​​​​​(Boa estratégia coesiva) Diante do exposto, é preciso intervir para combater os desafios sobreditos e criar novas oportunidades para empreendedoras. Para tal, cabe às organizações privadas de apoio a empreendedores, como o Sebrae, incentivar a atuação feminina no ramo por meio de facilitações no acesso ao crédito. Além disso, é dever do Ministério da Mulher, junto com o da Educação, levar empreendedoras para realizarem palestras em escolas e universidades com o intuito de influenciar jovens e conscientizar, homens e mulheres, de que empreender também é uma atitude feminina. Desse modo, inquestionavelmente, mais mulheres seguirão o exemplo de Madam Walker e o empreendedorismo será uma área mais inclusiva. (Proposta incompleta)

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 120 Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     840


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Novo método de correção de redação criado pelo Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 160 Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Competência 2 200 Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo, e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Competência 3 160 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 160 Articula as partes do texto, com poucas inadequações, e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Competência 5 160 Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 840 Parabéns! A redação está muito bem estruturada e apresenta uma argumentação consistente e coerente. Há um bom domínio da norma culta da língua e o texto demonstra maturidade no tratamento do tema.
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