Elaborada em 2015 pela ONU (Desenvolva a sigla), a Agenda 2030 — um plano que visa combater problemas sociais — possui 17 metas para proteger o planeta, como promover a justiça, por exemplo, a fim de ampliar uma vida digna a todos. Esse propósito, contudo, está distante de ser realidade no Brasil atual, uma vez que é difícil incluir deficientes visuais na educação. Dessa feita, a omissão governamental e a ineficiência do governo brasileiro inviabilizam o exercício da Agenda.
Nesse contexto, é crucial notar que o descaso do Estado massifica negativamente a inclusão destes na educação. Acerca disso, o filósofo Maquiavel, ao discutir a responsabilidade da governança, afirma que está, quando não buscar suprir as necessidades do povo, leva o país à ruína, motivando o questionamento da democracia. Essa premissa reflete a nação, já que as autoridades não efetivam políticas públicas para contestar a intimidação sistemática, um retrocesso que estimula o sentimento de falência do Estado Democrático e prejudica, ainda mais, a finalidade da Agenda 2030. Com efeito, devido ao precário investimento estatal, nota-se a grande evasão de deficientes visuais na educação brasileira, o que reforça a máxima de Maquiavel no território nacional.
(Boa estratégia coesiva) Ademais, vale reforçar que valorizar a inclusão destas pessoas está fortemente relacionado com o avanço de políticas sociais. Nesse sentido, o Brasil tem uma grande evasão de deficientes na educação. Essa premissa reflete a nação, já que as autoridades não efetivam políticas públicas para deficientes visuais. Por conseguinte, falta de apoio do Estado, o que deixa a sociedade em profundo desequilíbrio e dificulta a resolução do revés. Desse modo, o descaso na inclusão de deficientes visuais na educação torna-se nocivo à manutenção da ordem social e potencializa esse cenário preocupante. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) É perceptível, portanto, que os "Desafios na inclusão de deficientes visuais na educação" evidencia um complexo desafio e há de ser refutado. Nessa lógica, o governo federal — responsável pelo estímulo ao bem comum — deve reforçar as medidas de fiscalização para que o orçamento destinado à valorização da inclusão de deficientes visuais na educação seja garantido. Tal ação pode ser feita por meio de um planejamento adequado, com o fito de incentivar o apoio aos deficientes visuais na educação. Somado a isso, afigura-se necessário que as instituições escolares reprimamos desafios para incluir eles na educação, por intermédio do Estado. Essa iniciativa garantirá seguridade, com o intuito de terem uma educação gratuita e de qualidade. Dessa forma, o plano da ONU ganhará vigor no Brasil vigente, intensificando o objetivo proposto a todos. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 200 | Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 200 | Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 920 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |