Na obra '' A Hora da Estrela'' (Vírgula) de Clarisse Lispector, é retratado a história de Macabéa, uma mulher nordestina que se encontra em constante aflição com o mundo moderno. (Truncamento) Cenário que muitas vezes reprimia a existência da personagem, que almejava ser o que era imposto como belo. Assim como Macabéa, muitas mulheres da sociedade atual encontam-se reféns de padrões impostos pela sociedade e por isso têm sua saúde mental e física comprometidas. Além da ''ditadura da beleza'' ser mais um meio para reprimir a liberdade das mulheres, consequentemente há o aumento de transtornos alimentares na população brasileira por essa entrave.
Dessa forma, viver em um mundo que está constantemente tentando impor padrões do que é feio ou belo e vender produtos para que você se encaixe nessa suposta perfeição, é extremamente prejudicial para a liberdade da mulher na sociedade. Segundo Naomi Wolf, autora do livro ''O Mito da Beleza'', o mito da beleza, ou seja, esses padrões que são impostos, são a última barreira a ser enfrentada para que as mulheres tenham igualdade e liberdade total. Por isso, faz-se necessário não deixar que essas problemáticas impeçam que as mulheres não usufruam de seus direitos, incluso sua liberdade, em sua totalidade.
(Boa estratégia coesiva) Por outro lado, a saúde física e mental é uma grande questão quando falamos sobre padrões inalcançáveis. Muitas mulheres, principais vítimas dessa ditadura da beleza, desenvolvem problemas na sua saúde mental e posteriormente transtornos alimentares (Explore de modo mais produtivo). Toda a pressão estética, proveniente não só da sociedade mas também da indústria da beleza, sofrida pelas mulheres, afetam fortemente seu psicológico e fisiológico.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é necessário que as mulheres deixem de ser vítimas dessas imposições na socieda de brasileira. É preciso que a indústria da beleza não venda um certo padrão do que seria bonito e começasse, por meio de campanhas publicitária e editorias de revistas, a representar o ''belo'' com uma diversidade de pessoas. Desse modo, as mulheres poderam ser livres para se sentir bonitas da forma que são e viver sem prejudicar sua saúde em prol da ''perfeição''. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Explore mais as discussões ao longo do desenvolvimento. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 760 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 520 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |