Desde a Antiguidade Clássica, a busca pela beleza esteve presente na vida da humanidade. Entretanto, foi apenas no século XX que o corpo passou a ser de fato um produto do capitalismo expostos pela massa. Nesse contexto, nota-se que devido a essa capitalização, a busca pelo corpo "perfeito" virou um problema que aflige a sociedade brasileira, visto que, (Sem vírgula) essa jornada é acompanhada por problemas psicológicos e doenças físicas. A partir disso, é importante destacar a influência midiática e a cultura de aceitação brasileira como principais fatores dessa problemática.
Em primeiro plano, é relevante abordar que a busca pelo corpo considerado "perfeito", (Sem vírgula) é alimentada desde a infância no imaginário da mulher. Segundo o filósofo e escritor, Noam Chomsky (Vírgula) "A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica". Conforme a frase de Chomsky, nota-se que a mídia possuí um importante papel na formação desse estereótipo, dado que, (Sem vírgula) o constante contato com revistas de beleza ou propagandas que enaltecem o corpo "ideal" é visto em diversas partes da vida. A partir desse contato, é suscetível o surgimento de problemas psicológicos decorrente dessa busca incansável.
(Boa estratégia coesiva) Outrossim, percebe-se que a negligência da sociedade brasileira em relação ao problema é um grande fator que contribui para a problemática. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 8,7 milhões de mulheres sofrem transtornos alimentares no Brasil. Nesse sentido, esses transtornos, que costumam ser provocados pela busca do corpo "perfeito", são muitas vezes ignorados pela sociedade brasileira. Além disso, a procura pela beleza contínua possuí consequências físicas e psicológicas graves que muitas vezes são ignoradas. Como resultado, transtornos alimentares e maior sensibilidade à críticas em relação a aparência física podem ser adquiridos devido a essa jornada. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado - em sua função do promotor do bem-estar social - em conjunto com o Ministério da Saúde, organizar campanhas nas redes sociais, haja visto a importância do máximo alcance possível, com o objetivo de desfazer o estereótipo do corpo dito como "perfeito" na sociedade brasileira, formado pelas mídias sociais e tradicionais. Ademais, o Estado deve organizar aulas e eventos com o fito de conscientizar e educar crianças e adolescentes em relação a problemática e garantir o fim da ditadura da beleza. (Proposta completa)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência
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Nota
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Motivo
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Domínio da modalidade escrita formal
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160
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Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
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Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa
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200
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Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
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Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista
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160
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Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
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Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação
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200
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Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
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Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos
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200
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Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
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NOTA FINAL: 920
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Veja abaixo a nota relacionada a cada nível |
Nível 0 |
Nota 0 |
Nível 1 |
Nota 40 |
Nível 2 |
Nota 80 |
Nível 3 |
Nota 120 |
Nível 4 |
Nota 160 |
Nível 5 |
Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Novo método de correção de redação criado pelo
Brasil Escola , que utiliza Inteligência Artificial para avaliar seu texto.
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Competência |
Nota |
Observações |
Competência 1 |
80 |
Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 |
120 |
Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 |
80 |
Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 |
80 |
Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 |
120 |
Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final |
480 |
A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |
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