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Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 14/02/2024

Status:

Corrigida
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Desde a Antiguidade Clássica, a busca pela beleza esteve presente na vida da humanidade. Entretanto, foi apenas no século XX que o corpo passou a ser de fato um produto do capitalismo expostos pela massa. Nesse contexto, nota-se que devido a essa capitalização, a busca pelo corpo "perfeito" virou um problema que aflige a sociedade brasileira, visto que, (Sem vírgula) essa jornada é acompanhada por problemas psicológicos e doenças físicas. A partir disso, é importante destacar a influência midiática e a cultura de aceitação brasileira como principais fatores dessa problemática.

Em primeiro plano, é relevante abordar que a busca pelo corpo considerado "perfeito", (Sem vírgula) é alimentada desde a infância no imaginário da mulher. Segundo o filósofo e escritor, Noam Chomsky (Vírgula) "A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica". Conforme a frase de Chomsky, nota-se que a mídia possuí um importante papel na formação desse estereótipo, dado que, (Sem vírgula) o constante contato com revistas de beleza ou propagandas que enaltecem o corpo "ideal" é visto em diversas partes da vida. A partir desse contato, é suscetível o surgimento de problemas psicológicos decorrente dessa busca incansável.

(Boa estratégia coesiva) Outrossim, percebe-se que a negligência da sociedade brasileira em relação ao problema é um grande fator que contribui para a problemática. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) cerca de 8,7 milhões de mulheres sofrem transtornos alimentares no Brasil. Nesse sentido, esses transtornos, que costumam ser provocados pela busca do corpo "perfeito", são muitas vezes ignorados pela sociedade brasileira. Além disso, a procura pela beleza contínua possuí consequências físicas e psicológicas graves que muitas vezes são ignoradas. Como resultado, transtornos alimentares e maior sensibilidade à críticas em relação a aparência física podem ser adquiridos devido a essa jornada. (Melhore a apresentação dessa discussão)

(Boa estratégia coesiva) Portanto, cabe ao Estado - em sua função do promotor do bem-estar social - em conjunto com o Ministério da Saúde, organizar campanhas nas redes sociais, haja visto a importância do máximo alcance possível, com o objetivo de desfazer o estereótipo do corpo dito como "perfeito" na sociedade brasileira, formado pelas mídias sociais e tradicionais. Ademais, o Estado deve organizar aulas e eventos com o fito de conscientizar e educar crianças e adolescentes em relação a problemática e garantir o fim da ditadura da beleza. (Proposta completa)

Comentários do corretor


Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 160 Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 200 Nível 5 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente, a partir de um repertório sociocultural produtivo e apresenta excelente domínio do texto dissertativo-argumentativo.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200


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Aviso de responsabilidade: Este serviço utiliza inteligência artificial fornecida pela OpenAI e está em fase de testes. Embora a avaliação possa ser útil, há a possibilidade de imprecisões e erros, portanto, não podemos garantir total precisão na avaliação fornecidas. Por favor, use as informações fornecidas com critério e sempre verifique com fontes adicionais antes de tomar qualquer decisão importante.
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Competência Nota Observações
Competência 1 80 Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita.
Competência 2 120 Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Competência 3 80 Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista.
Competência 4 80 Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos.
Competência 5 120 Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
Nota final 480 A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências.
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