Ultimamente, muito se tem discutido na sociedade sobre a ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher. Sabe-se que esse contexto é bastante complexo, pois diversos fatores podem ocasionar problemas severos na saúde da mulher. Pode-se destacar alguns transtornos mentais, com por exemplo, bulimia, anorexia, ansiedade, depressão e o uso das redes sociais, dentre outros motivos prejudiciais a saúde feminina.
Segundo Jasmine Fardouly, pesquisadora de pós- doutorado da Universidade Macquarie em Sydney, Austrália, ¨As pessoas estão comparando suas aparências às das pessoas nas imagens do Instagram, ou em qualquer plataforma em que elas estejam, e muitas vezes acabam se julgando inferiores¨. Com isso as redes sociais mostram corpos perfeitos, modificados por cirurgias, impactando negativamente a autoestima de muitas mulheres que se sentem insatisfeitas com o próprio corpo.
Diante desse cenário, pode-se dizer que a ansiedade, (Sem vírgula) é um dos distúrbios que mais afeta a saúde das pessoas, principalmente das mulheres mais jovens. Portanto, a busca pelo padrão de beleza imposto pela sociedade e a insatisfação com o próprio corpo podem sobrevir muitos problemas relacionados a saúde física e mental da mulher. Muitas vezes levando o individuo a buscar alternativas ilegítimas para obter resultados mais rápidos, deixando os cuidados com a saúde em segundo plano.
(Boa estratégia coesiva) Então, considerando que a busca desenfreada por um corpo perfeito faz com que as pessoas se submetam a sacrifícios e a procedimentos estéticos cada vez mais perigosos, é necessário que o individuo tenha consciência do quanto isso pode trazer sérios riscos a saúde física e mental. Nesse sentido, é preciso ter sabedoria para lidar com preconceitos, aprender a se valorizar, gostar mais de sua aparência, além disso. priorizar seu bem-estar e assim poder ter uma vida mais equilibrada e feliz.
Comentários do corretor
As discussões precisam ser mais exploradas ao longo do desenvolvimento. Não deixe de exercitar a sua escrita. Mantenha os aspectos positivos.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 160 | Nível 4 - Articula as partes do texto com poucas inadequações e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 120 | Nível 3 - Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 680 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 80 | Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 440 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |