No poema "Poema em linha reta", o escritor Fernando Pessoa descreve o contraste opressivo entre as expectativas do meio e a individualidade do humano. Fora da poesia, a mulher na sociedade hodierna sofre com exigências estéticas muitas vezes danosas e tóxicas, tanto no aspecto físico quanto no aspecto mental, ao ponto de que seja criada uma espécie de ditadura da beleza que a oprime e a submete, sobretudo ao não se encaixar na norma padrão, dentro dos limites impostos pela cultura. Assim, é imprescindível entender os impactos dessa problemática na saúde feminina para solucioná-la.
Nessa perspectiva, a filósofa Simone de Beauvoir analise a relação entre dois gêneros, o masculino e o feminino, como impregnada de opressão daquele para com este. Isso é exemplificado socialmente ao observa-se como o paradigma de perfeição estética é arrolado sobre a mulher, em que ela tenha o direito de se autodefinir, uma vez que tem sua liberdade cercada dentre contornos definidos por outrem, sobretudo por homens. Desse homem, é consequência da normatividade do padrão de beleza a continuação da impossibilidade de autodefinição feminina, que não arbitra e não comanda, em última análise, sua própria aparência.
(Boa estratégia coesiva) Como consequência, tem-se uma hostilidade para com os indivíduos de corpo não normativo, mais intensa com mulheres, por serem afetadas, em adição, pelo patriarcado. A escritora africana Chimamanda Adichie trata do perigo de uma história única, a qual obscurecer as outras histórias --- o que acontece também com a ascensão de certos parâmetros físocos, os quais determinam um só tipo de beleza, ocultando outras formas. Assim, intermesclam-se a opressão por causa minoritária e por causa de gênero, consubstanciando=se em uma só que afeta as mulheres e mais gravemente grupos étnicos, bem como sociais, marginalizados. (Melhore a apresentação da discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é imprescindível que o Estado atue no impasse de modo a resolvê-lo, o que será feito através do Ministério da Cultura, em parceria com mídias de grande acesso, com a promoção de uma rede de propagandas e campanhas sobre os impactos da ditadura estética na saúde física e mental feminina, a fim de destacar a importância de diversidade e divulgar canais de denúncia para os casos de discriminação. Tais propagandas poderiam circular em paredes de ônibus das grandes cidades, assim como em canais de televisão para atingir grande parte população e romper com a mentalidade preconceituosa. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 800 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |