Nossa forma social desde os primórdios estabelece uma dominação completa do masculino sobre o feminino, e os estereótipos institucionalizados desde o princípio estão mais ativos do que nunca nas redes sociais, pela velocidade e quantidade de imagens do modelo perfeito vinculadas às buscas sobre temas como saúde e beleza. As consequências dessa estereotipagem paternalista tóxica sobre a saúde mental dos indivíduos pode ser catastrófica e desencadear sérios problemas psicológicos.
Dados da OMS (Desenvolva a sigla) mostram que, no Brasil, 5% da população desenvolveu algum transtorno alimentar - como anorexia e bulimia - e que o diagnóstico é 8 vezes maior entre mulheres do que homens; e os adolescentes também são um grupo com alta incidência desses transtornos. (Parágrafo frasal)
(Melhore a estratégia coesiva) Atualmente, o aumento de diagnósticos está diretamente relacionado com as plataformas digitais, onde a busca por ferramentas que auxiliem atingir a meta do corpo "perfeito" esta sendo satisfeita com uma grande oferta de vídeos e produtos monetizados, que prometem o alcance do objetivo. Porém, grande parte dos conteúdos e produtos não são oferecidos por profissionais certificados (nutricionistas), então uma gama de tratamentos invasivos perigosos e dietas sem base científica são oferecidos ao público, que pela perda da autoestima põe sua própria vida em risco em favor de uma meta inalcançável e imposta há muito tempo. (Melhore a apresentação da diiscussão)
(Melhore a estratégia coesiva) Adolescentes são uma fração da sociedade que são bem mais vulneráveis à depreciação do complexo bio/psico/social humano, uma vez que parte de suas identidades são forjadas nas redes sociais, onde são influenciadas por bons exemplos a serem seguidos, mas também pelas ideias antigas nas quais desrespeito e liberdade de expressão são iguais e geram nesse ambiente as condições ideais para se preterir a autoaceitação e o entendimento da biologia e genética humanas, onde a principal característica é a variabilidade morfológica dos corpos.
(Boa estratégia coesiva) Portanto, para que se degenere as antigas instituições paternalistas (Vírgula) é necessário a construção, tanto nas redes sociais como nas inter-relações pessoais, uma cultura de autoaceitação e autoconhecimento, para assim se delinear um limite entre liberdade de expressão e respeito, e entre satisfação pessoal e a busca do ideal particular de cada um. Isso pode ser feito a partir de movimentos de influência nas próprias redes sociais, que busquem criar um novo ambiente de discussão saudável e com vistas ao desenvolvimento pessoal e individual baseado nas preferências e limitações de cada um, sem modelos a serem seguidos. (Não apresentou a proposta propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 160 | Nível 4 - Demonstra bom domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro, com poucos desvios gramaticais e de convenções da escrita. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 160 | Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 120 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 120 | Articula as partes do texto, de forma mediana, com inadequações, e apresenta repertório pouco diversificado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 160 | Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 640 | A redação está dentro do esperado para o ENEM, com pontos positivos a serem destacados. Há uma boa argumentação e coesão no texto, mas ainda é possível aprimorar a estruturação e a clareza das ideias. |