Plástica: A beleza com custos - Banco de redações


Ditadura da beleza e seus impactos na saúde física e mental da mulher: uma discussão importante

Enviada em: 07/02/2024

Status:

Corrigida
PUBLICIDADE

A garçonete Julia Jones, do filme "Uma Comédia Nada Romântica", não é mulher atraente segundo os padrões de beleza, e por esse motivo decide passar por um procedimento estético na garagem de carro de um conhecido. Apesar do longa-metragem se tratar de uma sátira em relação a outras obras do gênero, remete perfeitamente a realidade enfrentada por muitas mulheres no mundo, especialmente no Brasil.

Primeiro, a imposição e pressão social a respeito da beleza feminina possui nome: Ditadura da Beleza. Antigamente, no final dos anos noventa, as responsáveis por definir as regras de vestimentas e comportamentos, bem como o físico ideal, eram as indústrias da moda e outras congêneres. Hoje, o papel também foi incumbido as produtoras cinematográficas, as redes sociais e aos cidadãos, que esboçam um perfil corporal feminino “sublime” aos olhos deles, por exemplo, a constituição atlética, a pele sem estrias, etc. (Melhore a apresentação da discussão)

(Melhore a estratégia coesiva) Como resultado, as clínicas de estética atraem cada vez mais clientes. De acordo com a Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS, na sigla em inglês), em 2020, o Brasil foi considerado o segundo no ranking mundial de realização de cirurgias plásticas. Como se pode ver, há um aumento na insatisfação estética entre os brasileiros, em sua maior parte nas mulheres. Elas recorrem a procedimentos cirúrgicos afim de corrigir as “falhas”, mesmo diante tantos casos fatais noticiados nos últimos tempos por negligência ou incompetência médica.

(Boa estratégia coesiva) Entretanto, a plástica pode ser considerada onerosa e inviável a mulheres de classe baixa preocupadas com a aparência. O substituto de muitas delas são os regimes alimentares extremos e não saudáveis que aumentam as chances de no futuro sofrerem por Anorexia ou qualquer outro distúrbio alimentar. A saber, um alimento consumido pode se tornar um gatilho de culpa e remorso. O indivíduo passa a se entristecer por não seguir o cardápio estipulado, e a pensar na próxima refeição como um tormento, se será ou não capaz de seguir a “Dieta”. Em um momento os sintomas se acentuam ao ponto de prejudicar a qualidade de vida da pessoa. (Explore de modo produtivo)

(Boa estratégia coesiva) Por fim, os impactos negativos dos padrões de beleza na vida de uma mulher pode ser desastroso. Aquelas que já praticam hábitos prejudiciais a saúde devido a busca pela "perfeição", precisam ser assistida por profissionais e especialistas no área (psicólogos, nutricionistas e educadores físicos), afim de contar com um processo saudável de mudança que englobe não só o aspecto físico, mas o de bem-estar mental. Além disso, o Ministério das Comunicações, órgão do Governo Federal brasileiro, pode firmar parcerias com empresas de radiofusão da rede privada para disseminarem as informações e as orientações a respeito do tema. Essa medida visa não só alcançar as mulheres angustiadas pelas aparências do corpo, como desestimular aquelas propensas a iniciarem alguma prática ofensiva a própria vida.

Comentários do corretor


Lembre-se: há um limite de 30 linhas para desenvolver as discussões. Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita. 


Competências avaliadas


Competência Nota Motivo
Domínio da modalidade escrita formal 200 Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência.
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa 160 Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão.
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista 160 Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista.
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação 200 Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos.
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos 200 Nível 5 - Elabora muito bem proposta de intervenção, detalhada, relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto.
NOTA FINAL:     920


Veja abaixo a nota relacionada a cada nível
Nível 0 Nota 0
Nível 1 Nota 40
Nível 2 Nota 80
Nível 3 Nota 120
Nível 4 Nota 160
Nível 5 Nota 200