O cancelamento virtual, um fenômeno recente nas redes sociais, tem impactos significativos na saúde mental dos indivíduos. O cancelamento é um ato de desaprovação pública, geralmente realizado por um grande grupo de pessoas na internet. Dessa forma, tal questão causa discussão a respeito das consequências desse movimento diante do equilíbrio social em sociedade e a influência negativa pela qual esse movimento generalizado por causar ao indivíduo.
A prática do cancelamento virtual pode ter consequências devastadoras para a saúde mental. Pode levar ao estresse, ansiedade e depressão. A pessoa cancelada pode se sentir isolada, envergonhada e incompreendida. Sendo assim, é uma premissa prejudicadora ao ser humano, pois colabora para disseminar o discurso de ódio entre as pessoas e, consequentemente, pode agravar ainda mais a situação do cidadão envolvido, levando-o à óbito por suicídio. E como finaliza o psicoterapeuta Ivan Carpelatto, as mídias sociais ajudam nessa proporção inquisidora por ser um lugar onde o anonimato se perpetua de forma sombria e assustadora.
(Boa estratégia coesiva) Também pode levar ao medo de expressar opiniões, resultando em autocensura. Isso pode limitar a liberdade de expressão e a diversidade de pensamento, elementos vitais para uma sociedade saudável. Além disso, o cancelamento virtual pode promover uma cultura de intolerância e falta de empatia. Em vez de promover o diálogo e a compreensão, o cancelamento encerra a conversa e marginaliza a pessoa cancelada. E parafraseando a filósofa brasileira Marilena Chauí, é importante lembrar que todos nós cometemos erros e temos o direito de aprender e crescer com eles. O cancelamento virtual, ao contrário, não oferece espaço para o crescimento pessoal. (Melhore a apresentação dessa discussão)
(Boa estratégia coesiva) Portanto, é crucial que busquemos maneiras mais saudáveis e empáticas de lidar com desacordos e erros nas redes sociais. Isso pode incluir a promoção do diálogo aberto, a educação e a compreensão. Então, por intermédio da base curricular de ensino das escolas brasileiras, o Ministério da Educação pode fomentar diretrizes pelas quais os professores possam trabalhar junto dos alunos essa temática, a fim de desenvolver um entendimento sociológico sobre o assunto abordado. Além de possibilitar discussão entre indivíduos, deve construir a longo prazo equilíbrio social e respeito. (Proposta incompleta)
Comentários do corretor
Mantenha os aspectos positivos. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 160 | Nível 4 - Desenvolve o tema por meio de argumentação consistente e apresenta bom domínio do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 160 | Nível 4 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, de forma organizada, com indícios de autoria, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 160 | Nível 4 - Elabora bem proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 880 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |