Diariamente a internet se faz presente na vida da maioria das pessoas. De maneira ainda mais acentuada as redes sociais, e em especial na rotina de pessoas jovens. Nestes espaços criam-se tendências, surgem modismos, debates sobre as inquietudes que permeiam a sociedade são feitos e comumente a vida de muitas pessoas passa por um intenso escrutínio público dentro destes espaços virtuais.
Não resta dúvida sobre a importância de se estar atento ao posicionamento público das pessoas uma vez que determinadas falas e ações precisam de fato serem vistas de maneira crítica e até mesmo contestadas, tendo em vista a importância da pluralidade de ideias na sociedade. No entanto, cumpre ressaltar que existem meios adequados para a feitura das críticas e para eventuais punições àqueles indivíduos venham a merecer em razão de suas falas e ações equivocadas. O respeito aos direitos daqueles que serão alvo de críticas é fundamental dentro de uma sociedade democrática e comprometida com os direitos humanos. Assim sendo, deve-se garantir a possibilidade de defesa e tentar o estabelecimento de um diálogo construtivo para todas as partes envolvidas. Dessa forma evita-se a condenação injustiça bem como medidas desproporcionais contra as pessoas. Muitas carreiras já forma prejudicas e vidas perdidas em razão da precipitação em condenar pois muitas vezes os impactos de tamanha exposição negativa causa abalos profissionais e principalmente emocionais muito fortes nas vitimas de cancelamento.
(Boa estratégia coesiva) Para que possamos evitar todo esse triste cenário são necessárias medidas preventivas. Toda a sociedade deve contribuir para um ambiente virtual menos agressivo, cabendo aos governos o investimento em campanhas educacionais que visem esclarecer as pessoas sobre a importância de não praticar linchamentos virtuais, perseguições e toda forma de cancelamento através da internet. O objetivo deve ser uma sociedade que opte pelo diálogo e pelo respeito mútuo ao invés de julgamentos precipitados. (Não apresentou a proposta de intervenção propriamente dita)
Comentários do corretor
Delimite e explore as discussões com mais produtividade. Não deixe de exercitar a sua escrita.
Competências avaliadas
Competência | Nota | Motivo |
Domínio da modalidade escrita formal | 200 | Nível 5 - Demonstra excelente domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa e de escolha de registro. Desvios gramaticais ou de convenções da escrita serão aceitos somente como excepcionalidade e quando não caracterizem reincidência. |
Compreender a proposta e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o texto dissertativo-argumentativo em prosa | 120 | Nível 3 - Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações em defesa de um ponto de vista | 120 | Nível 3 - Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, limitados aos argumentos dos textos motivadores e pouco organizados, em defesa de um ponto de vista. |
Conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação | 200 | Nível 5 - Articula bem as partes do texto e apresenta repertório diversificado de recursos coesivos. |
Proposta de intervenção com respeito aos direitos humanos | 80 | Nível 2 - Elabora, de forma insuficiente, proposta de intervenção relacionada ao tema, ou não articulada com a discussão desenvolvida no texto. |
NOTA FINAL: 720 |
Veja abaixo a nota relacionada a cada nível | ||||
Nível 0 | Nota 0 | |||
Nível 1 | Nota 40 | |||
Nível 2 | Nota 80 | |||
Nível 3 | Nota 120 | |||
Nível 4 | Nota 160 | |||
Nível 5 | Nota 200 |
Iara - Correção por Inteligência Artificial
Competência | Nota | Observações |
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Competência 1 | 80 | Demonstra domínio insuficiente da modalidade escrita formal da língua portuguesa, com muitos desvios gramaticais, de escolha de registro e de convenções da escrita. |
Competência 2 | 120 | Desenvolve o tema por meio de argumentação previsível e apresenta domínio mediano do texto dissertativo-argumentativo, com proposição, argumentação e conclusão. |
Competência 3 | 80 | Apresenta informações, fatos e opiniões relacionados ao tema, mas desorganizados ou contraditórios e limitados aos argumentos dos textos motivadores, em defesa de um ponto de vista. |
Competência 4 | 80 | Articula as partes do texto, de forma insuficiente, com muitas inadequações, e apresenta repertório limitado de recursos coesivos. |
Competência 5 | 120 | Elabora, de forma mediana, proposta de intervenção relacionada ao tema e articulada à discussão desenvolvida no texto. |
Nota final | 480 | A redação apresenta alguns pontos positivos, mas ainda há espaço para melhorias. É importante aprimorar a organização e a clareza das ideias, bem como enriquecer a argumentação com exemplos e referências. |